MENU

Orientação é marcar presença, diz Perondi sobre votação de denúncia contra Temer

Publicado: 31 Julho, 2017 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

O deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), um dos vice-líderes do governo na Câmara, afirmou ao G1 na noite deste domingo (30) que a estratégia da base de Michel Temer será marcar presença na sessão destinada à votação da denúncia contra o presidente.

O peemedebista falou por telefone com a reportagem minutos após participar de um encontro com Temer e outros aliados no Palácio da Alvorada. A reunião foi realizada para que o governo tratasse das últimas estratégias para a votação, marcada para a próxima quarta-feira (2).

"Todo mundo vai dar presença. Essa foi a orientação", disse Perondi.

Ele afirmou ainda que, no encontro, a base também discutiu a previsão do número de votos que Temer terá na quarta. Segundo Perondi, a situação de Temer "melhorou" nos últimos dias.

"Discutimos os números e a conclusão foi boa. Melhorou. [...] A ideia é não dizer número. Estamos animados, mas sem salto alto", complementou.

Questionado sobre se o presidente estava "tranquilo" para a votação, o deputado do PMDB respondeu: "Ele voltou faceiro do Rio. Animadíssimo".

De acordo com o colunista do G1 Gerson Camarotti, Temer recebeu uma contagem de votos "realista" para a sessão de quarta.

O mapeamento feito por ministros e integrantes da tropa de choque do presidente calcula que ele terá cerca de 250 votos favoráveis na votação. O número é menor do que os 280 votos, anunciados pelo governo nos últimos dias, mas suficiente para barrar o prosseguimento da denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Viagem ao Rio
Antes da reunião com aliados, o presidente Michel Temer foi ao Rio de Janeiro em mais um ato para tentar impor uma agenda positiva antes da análise da denúncia de corrupção. A ida ao Rio incluiu uma visita ao comando das operações federais de segurança pública em território fluminense.

Na semana passada, Temer assinou decreto que autorizou o uso do Exército, da Marinha e da Aeronáutica na segurança ostensiva do Rio de Janeiro para tentar controlar a escalada da violência no estado.

A denúncia da PGR
Com base nas delações de executivos do grupo J&F, que controla a JBS, Temer foi denunciado ao Supremo Tribunal Federal pela Procuradoria Geral da República, por corrupção passiva.

O STF só poderá analisar a denúncia, porém, se a Câmara autorizar. Para o processo seguir para a Corte, são necessários os votos de, pelo menos, 342 deputados contra Temer.

(Fonte: G1)