MENU

Papo com Zé Trajano estreia segunda-feira (18) na TVT

Publicado: 15 Setembro, 2017 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
José TrajanoJosé Trajano
José Trajano

A TV dos Trabalhadores (TVT) estreia o programa ao vivo “Papo com Zé Trajano” na segunda-feira (18), às 18h45. No retorno do jornalista à televisão, a ideia é mos­trar em 15 minutos um bate papo descontraído sobre esportes, política, cultura, música e sociedade.

Em entrevista à Tribuna Metalúrgica (jornal do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC), Trajano conta sobre o novo programa, que será transmitido de segunda a sexta, antes do Seu Jornal. Também haverá transmissão pela Rádio Brasil Atual (98.9 FM) e redes sociais.

José Trajano começou na im­prensa escrita aos 16 anos e passou para a TV. Trabalhou no Jornal do Brasil, Correio da Manhã, Folha de S.Paulo, IstoÉ, Placar, Cultura, entre outros. Depois foi para a TV a cabo e ficou mais de 20 anos na ESPN. Em dezembro de 2016, lançou o site Ultrajano e o programa no YouTube “Na Sala do Zé”.

Tribuna Metalúrgica – Como surgiu a ideia do “Papo com Zé Trajano”?
Trajano – Desde que sai da ESPN no ano pas­sado, já tinha o ‘namoro’ com a TVT. Demos o tempo para estruturar o programa e chegamos a um formato simples. É bom porque posso falar de tudo.

Nos últimos tempos eu era jornalista esporti­vo que já falava de outras coisas, mas dentro de um canal esportivo. Isso in­comodava alguns. Agora tenho espaço para falar do que bem entender, de política, música, do dia a dia e esportes, principal­mente.

Qual será o forma­to do programa?
Vou estar sozinho falando para a câmera, mas também posso dividir com convi­dados. Vou falar de coi­sas do dia a dia e puxar algo que passe batido na imprensa.

Por exemplo, dia 11 de setembro, poderia fa­lar dos 44 anos da morte do Salvador Allende no Chile e mostrar cenas do bombardeio do Palacio de La Moneda.

Como é na sala da minha casa, me sinto à vontade. Fico menos preso do que se estivesse em um estúdio. Posso fa­zer de bermuda e chinelo e uma camisa mais legal­zinha. Estarei sentado e ninguém vai ver.

O que está pen­sando para o programa de estreia?
A pauta política tem que esperar cada dia para comentar. Posso falar de reforma Trabalhista, a persegui­ção ao Lula. É o dia da inauguração da televisão no Brasil com a TV Tupi e dá para falar da evolu­ção da TV no País. É o aniversário do meu time, o America. Então dá para se divertir, sem ser palhaço, falando sério.

O que representa estar no projeto da TV dos Trabalhadores?
Comecei a me envolver muito mais com o que estava acon­tecendo no país depois que sai da ESPN, me indignei muito com o impeachment da Dilma, participei de manifesta­ções. Acho o trabalho da TVT super legal, com prestação de serviço, ideologia e personalida­de. Eu me sinto à vonta­de de estar na TVT.

Qual a expecta­tiva de estrear na TVT depois de passar do im­presso para a TV, TV a cabo quando ela ainda estava no começo e a internet?
É bom percorrer e conhecer os caminhos todos. E levar para outro lugar a bagagem que já tenho. Vou fazer 71 anos no dia 21 de outubro e mais de 50 anos no jornalismo. Vamos em frente. O momento não está fácil, mas será mais uma tri­buna para a gente lutar. Espero contribuir muito com a TVT.

A TVT
A TVT completou sete anos em agosto. É uma emissora educativa outorgada à Fundação Sociedade, Comunicação, Cultura e Trabalho, entidade cultural sem fins lucrativos, mantida pelo Sindicato dos Meta­lúrgicos do ABC e pelo Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, em parceria com várias entidades, entre elas a Confederação Nacional dos metalúrgicos da CUT (CNM/CUT).

A programação pode ser assistida na Grande São Paulo no Canal 44.1, pela NET no canal 12 ou 512 (HD), no canal do Youtube ou por meio do site ou da página do Facebook da emissora.

(Fonte: Imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC)