MENU

Participação dos resultados e garantia no emprego até dezembro são aprovados na Clarios

Acordo foi validado por 96,62% dos votos em assembleia eletrônica realizada nos dias 29 e 30, no Portal do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal). Negociação do Sindicato busca medidas para preservar os postos de trabalho e a renda

Publicado: 30 Junho, 2020 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Os trabalhadores da Clarios (antiga Johnson Controls) aprovaram a proposta para o Programa de Participação nos Resultados (PPR) e garantia provisória de salário e emprego até dezembro de 2020. O acordo foi votado em assembleia eletrônica, que ficou disponível no Portal SMetal entre os dias 29 e 30.

De um total de 1.245 trabalhadores, 975 (78,31%) participaram da votação. Dos votantes, 942 (96,62%) foram favoráveis a proposta, 27 (2,77%) contrários e 6 (0,62%) se abstiveram. A assembleia eletrônica usa uma plataforma exclusiva criada pelo Sindicato, que garante a participação dos metalúrgicos com segurança e sigilo de cada voto.

PPR 2020 e 2021

O acordo do Programa de Participação nos Resultados (PPR) aprovado pelos trabalhadores tem vigência de dois anos – 2020 e 2021. Pela proposta, o pagamento da primeira parcela este ano será em julho. Já primeira parcela para 2021 será em junho. A segunda parcela, tanto este ano quanto no ano que vem, será paga em dezembro.

O diretor-executivo do Sindicato, Antonio Welber Filho (Bizu), ressalta que o acordo é resultado de muito esforço que envolveu a direção do SMetal e a comissão de PPR na fábrica. “Temos um trabalho em conjunto, buscando sempre o melhor para os trabalhadores. É bastante importante esse envolvimento dos trabalhadores da comissão, que representam os colegas na negociação e, assim, pudemos chegar a um acordo satisfatório”.

Fazem parte da comissão de PPR na Clarios: Elessandro (Neguinho) – setor PB; Sérgio Lourenço (Maritaca) – setor Poly; Marina Curatolo – setor Administrativo, e Marcelo Francisco – setor Moto.

Garantia provisória no emprego até dezembro

Outra importante medida aprovada na assembleia é a garantia provisória de salário e emprego até 31 de dezembro de 2020. Para Bizu, trata-se de uma conquista fundamental. “Estamos em plena crise causada pelo coronavírus e a economia tem sido duramente afetada. Por isso, é de suma importância garantir os postos de trabalho e, consequentemente, a renda dos trabalhadores para passarmos por essa fase tão difícil. Esse é o compromisso do Sindicato com a categoria”.

Com mais 1.200 trabalhadores em Sorocaba, a Clarios é líder no segmento de tecnologia de baterias de veículos.

*Matéria publicada no site do Smetal