MENU

<B>Perfil da empresa</B>

Publicado: 05 Dezembro, 2005 - 08h00

Escrito por: CNM CUT

Perfil mundial

O grupo Kolbenschmidt AG iniciou suas atividades em 1910, na Alemanha, durante o período de expansão da indústria de máquinas, construindo caldeiras a óleo para usinagem. Após sete anos de atividade, a KS começou a trabalhar com o material que viria a se tornar sua especialidade até os dias de hoje: alumínio.

O grupo estendeu suas atividades a outros países como os Estados Unidos, França, Inglaterra, Brasil, República Checa, China e Canadá, e também conta com empresas licenciadas na India, África do Sul e Japão.

A linha de produtos ampliou-se e atualmente inclui pistões, bronzinas, blocos de motor, rodas de alumínio e buchas. Em 1998 o Grupo Kolbenschmidt foi incorporado, a nível mundial, ao Grupo Rheinmetall, também alemão, que já possuía o Grupo Pierburg, produtor mundial de bombas de água, de óleo e de combustíveis. Com isso, originou-se o Grupo Kolbenschmidt Pierburg.

O Grupo Kolbenschmidt Pierburg é uma organização do setor automotivo com 22 fábricas localizadas na Europa, Américas do Norte e do Sul e Ásia, empregando 11.700 pessoas e com 1,8 bilhões de Euros de faturamento em 2001.

Perfil Brasil

O Grupo Kolbenschmidt Pierburg está presente no Brasil na cidade de Nova Odessa, SP, com 4 empresas: 

» KS Bronzinas Ltda.
» KS Pistões Ltda.
» KS Produtos Automotivos Ltda. (Aftermarket)
» Pierburg do Brasil Ltda.

Estas empresas pertencem integralmente ao Grupo Kolbenschmidt Pierburg AG da Alemanha, fabricantes de autopeças. Por sua vez, a Kolbenschmidt Pierburg AG responde pela Divisão Automotiva da Rheinmetall AG, conglomerado alemão que atua também em outras áreas de negócios.

KS Bronzinas Ltda.

A KS Bronzinas Ltda. iniciou suas atividades em 1997 em Nova Odessa, município localizado nas proximidades da cidade de Campinas, no Estado de São Paulo, produzindo buchas metálicas com revestimento de Permaglide para a indústria de autopeças e também para outros segmentos, como a indústria de máquinas e de eletrodomésticos. A KS Bronzinas possui, em sua lista de clientes nacionais, nomes como Keiper, Tenneco, Musashi, Bosch, TRW, Edscha, Valeo, Cofap, Indisa, New Hübner, DHB e Luk. A empresa também exporta uma significativa parcela de sua produção para a Alemanha e os EUA.

KS Pistões Ltda.

A KS Pistões Ltda. foi fundada em 1968 em Santo André, no ABC paulista, próxima às montadoras de veículos existentes naquela época. Em 1986 transferiu suas instalações para Nova Odessa, São Paulo, que foi concluído em 1993 com a concentração de todos os departamentos na nova planta. A mudança para esse local faz parte da estratégia de negócios do grupo, uma vez que hoje existem quatro empresas compartilhando a mesma área: a KS Pistões, a KS Bronzinas Ltda., a Pierburg do Brasil Ltda. e a KS Produtos Automotivos Ltda.

A KS Pistões conta hoje com uma área construída de 44 mil m² e aproximadamente 1.300 funcionários que trabalham essencialmente em dois turnos. São produzidos pistões para motores do ciclo Otto e Diesel em diâmetros que variam de 35 a 140mm, além de cilindros de alumínio para a indústria de equipamentos leves, principalmente para motosserras.

Com capacidade instalada para produzir 14,5 milhões de pistões/ano, a KS Pistões atende a praticamente todos os fabricantes de motores brasileiros e às grandes montadoras internacionais, além do mercado de peças de reposição. A exportação representa aproximadamente 65% do seu faturamento com pistões. Entre os principais clientes estão: Andreas Stihl (BR e Alemanha), Cummins (BR e EUA), Daimler Chrysler (BR e Alemanha), Ford (BR e Inglaterra), General Motors (BR, EUA, Alemanha, Hungria e Australia), International (BR), MWM (BR), Perkins (Inglaterra), Renault (BR e França), Scania (BR), Volkswagen (BR, Alemanha e México).

KS Produtos Automotivos Ltda.

Em 1996 o Grupo Kolbenschmidt Pierburg criou a KS Produtos Automotivos, com objetivo de atender às necessidades do mercado de reposição do Brasil e da América Latina. A empresa oferece uma linha de produtos para utilização nos mais diversos motores de combustão interna, abrangendo uma frota aproximada de 40 milhões de veículos.

Em agosto de 2001 a KS Produtos Automotivos inaugurou seu novo Centro de Distribuição e Logística em Nova Odessa.

Pierburg do Brasil Ltda.

Desde 2000 a Pierburg do Brasil fornece bombas de óleo à Fiat do Brasil e, mais recentemente, bombas de água para os motores série Fire. Está instalada dentro do prédio da KS Bronzinas, com duas linhas de montagem de bombas e tem planos de ampliar a sua gama de produtos de modo a utilizar toda a tecnologia disponível em suas unidades européias.

Indicadores econômicos mundiais

» Faturamento: R$ 1,8 bilhão (2001)
» Nº Trabalhadores: 11.700 empregados