MENU

<b>Perfil da empresa</b>

Publicado: 25 Março, 2008 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A Novelis foi fundada em 2005, a partir da cisão das unidades de laminados de alumínio da Alcan. Essa cisão foi exigida pelas autoridades antiturstes da Europa e EUA para aprovar a aquisição da francesa Pechiney. A estratégia da Alcan fo de concentrar os negócios de alumina, bauxita e mercados de alto crescimento como o de embalagem (vidro, plástico, papel, papelão e multicamadas) e produtos de engenharia.

A Novelis nasceu com a vantagem de ser especializada em laminados de alumínio, operando em 12 países com 37 instalações, semdo a sede em Atlanta, EUA.

Em 2007, a Novelis foi incorporada pelo grupo indiano Hindalco Industries Limited, grande produtor de alumínio e cobre da Ásia. Com sede em Mumbai, na Índia, a Hindalco é a pricipal companhia do grupo indiano Aditya Birla, um conglomerado de US$ 24 bilhões.

Brasil
A Novelis  Brasil, possui plantas em  Ouro Preto (MG), Candonga (MG), Candeias (BA), Pindamonhangaba (SP), Santo André (SP) e São Paulo (SP), onde se localiza seu escritório central. Possui cerca de 2.100 funcionários.

Distribuição etária e por tempo de casa

 

Pindamonhangaba
Principal atividade : produção de chapas e bobinas de alumínio
Abriga centro de Reciclagem

Santo André
unidade abastece indústrias automobilísticas e de bens de consumo.

Ouro Preto
A fábrica de Ouro Preto fo a primeira indústria de alumínio a concentrar todas as etapas do processo de produção - da extração de bauxita até produção de alumínio primário.

Atualmente, a unidade engloba as seguintes atividades: mineração de bauxita, produção de  hidrato de alunínio e alumina calcinato, produção de aluninas especais, produção de alumínio primário sob a froma de lingotes, tarugos e placas, fábrica de pasta Sodenberg geração de energia em usinas hidrelétricas em de 8%

Aratu
A Unidade Aratu tem como principal atividade a produção de alumínio primário. Suas operações iniciaram-se em 1972.

Principais Indicadores Econômicos (2006)