MENU

<b>Perfil da empresa</b>

Publicado: 05 Dezembro, 2005 - 08h00

Escrito por: CNM CUT

Perfil

Em 1902, a subsidiária canadense da Pittsburg Reduction Company (mais tarde ALCOA) , foi registrada primeiramente como Northern Aluminum Company, Limited. A Companhia foi renomeada Aluminum Company of Canada, Limited (ACOC) em 1925.

Em 1945, a ACOC foi registrada com o nome de ofício  ALCAN. Entre os anos 1960 a 1980 operações de extração iniciaram-se na Austrália, Reino Unido, Brasil e Índia.

Os anos 80 trouxeram uma fusão com a British Aluminum. E em 1987, a ACOC muda o nome para ALCAN Aluminum Ltd.
Em janeiro de 2005, a Alcan, através de um novo processo de reestruturação patrimonial, executou a cisão de suas unidades de laminados de alumínio em todo o mundo, dando origem a uma nova empresa, a Novelis.

Atualmente, a Alcan está instalada em 61 países e regiões. As operações da empresa estão distribuídas em 4 grupos: bauxita e alumina, metal primário, produtos de engenharia e embalagem.

Brasil

A ALCAN está presento no Brasil desde 1940. Em 2005, concentrou suas atividades nos negócios de embalagem, produtos de engenharia, bauxita e alumina e trading. Emprega 1300 trabalhadores e possui um fluxo de caixa de US$ 1 bilhão.

Embalagens Flexíveis:
Unidade localizada em Mauá, SP, a  Alcan Packaging Mauá produz embalagens flexíveis para os mercados de alimentos, farmacêutico, higiene pessoal e industrial.

Revestimentos Metálicos:
A Alcan Composites do Brasil SA, empresa com participação majoritária da Alcan Participações Ltda produz materias compostos para o mercado brasileiro e também sul- americano, como Argentina, Chile, Uruguai, Bolívia, Peru, Paraguai e Venezuela.

A Alcan Composites possui um escritório central em São Paulo e uma fábrica em Camaçari, BA.

Principais Indicadores Econômicos (2006)

- Faturamento em 2006 (bilhões de dólares): 23,6
- Lucro líquido (bilhões de dólares): 1,786
- Número de funcionários: 68 mil (incluindo as joint ventures)
- Fluxo de caixa (em milhões de dólares): 690