MENU

<b>Perfil da Empresa</b>

Publicado: 05 Dezembro, 2005 - 08h00

Escrito por: CNM CUT

Perfil

A  Alcoa foi fundada em 1888; possui, em 2007, cerca de 107 mil funcionários em  44 países.
Produz e gerencia mundialmente usinas de alumínio primário, alumínio industrializado e alumina, atendendo aos setores aeroespacial, automotivo, de embalagens, construção, transporte comercial e industrial, bens de consumo, indústria elétrica, máquinas e equipamentos e embalagens.

Brasil

A empresa está presente no país desde 1965, é responsável por 20% da produção nacional de alumínio.

Itajubá - MG
AFL do Brasil Ltda - iniciou suas operações em 1996, com aproximadamente 800 trabalhadores, especializada na produção de sistemas de distribuição elétrica para o setor automobilístico.

Itapissuma - PE
Alcoa Alumínio S.A .- em operação desde 1981, quando da aquisição da ASA (Alumínio S.A.). Nessa fábrica são produzidos extrudados, laminados e tampas.

Os perfis extrudados destinam-se aos setores de transporte, máquinas e equipamentos elétricos, bens de consumo e construção civil.

Os laminados são utilizados nos setores farmacêutico, alimentício, da construção civil, automobilístico, naval, têxtil, eletrodomésticos e bicicletas.

Poços de Caldas - MG
Alcoa Alumínio S.A. - fundada em 1965, foi a primeira unidade da Alcoa no país. Recebeu, na ocasião, o nome de Alcominas. As atividades tiveram início em 1970 e, 10 anos depois passou a se chamar Alcoa Alumínio S.A.

Em suas quatro unidades de produção integradas - Mineração, Refinaria, Redução e Fábrica de Pó de Alumínio - são produzidas aluninas calcinadas e hidratadas, metal na forma líquida, tarugos, lingotes e alumínio em pó.

São Luis - MA
Consórcio Alumar - Consórcio de Alumínio do Maranhão - inaugurado em julho de 1984, produz alumina e alumínio primário. É formado pelas empresas Alcoa, Alcan e BHP Billiton.
-90% dos funcionários são maranhenses.

Em 2007, a area de Redução alcançou a marca de 450 mil toneladas de alumínio e a Refinaria produziu aproximadamente 1,5 milhão de toneladas de alumina.

Santo André - SP
Alcoa Alumínio S.A. - criada em 1943, a unidade de Extrudados do bairro de Utinga, Santo André foi adquirida pela Alcoa em 1996 junto à Alcan.

Os materiais produzidos pela fábrica são destinados ao mercado industrial, para os segmentos automobilístico, de transporte, equipamentos elétricos, máquinas e equipamentos e indústrias de bens de consumo.

Sorocaba - SP
Alcoa Alumínio S.A. - presente desde 1990, a Ferramentaria  Central produz ferramentas e acessórios para extrusão do alumínio, destinados a outras unidades da Alcoa no Brasil.


Tubarão - SC
Alcoa Alumínio S.A. - com a aquisição da ALUSUD - Alumínios do Sul S.A., a Alcoa passou a atuar na região a partir de 1986, atuando no ramo de fundição, manufatura e acabamentos superficiais de perfis de alumínio. Fornece, assim, produtos para a construção civil e indústrias moveleira, automobilística e metal- mecânico, nos setores de extrusão e anodização.


Além do Brasil, a empresa possui operações na Argentina, Chile, Colômbia, Jamaica, Peru, Suriname, Trinidad e Tobago e Venezuela, com mais de 7 mil funcionários.

Principais Indicadores Econômicos (2007)

» Receita (em bilhões de dólares): 30,7

LOCALIDADE / PORCENTAGEM (em relação a receita de 2007)
Estados Unidos  55%
Europa  25%
Pacífico  14%
Outras Américas 6%

» Produção diária, no mundo:
* 86.300 toneladas de bauxita
* 27.300 toneladas de carvão
* 41.000 toneladas de alumina são refinadas
* 9.575 toneladas de alumínio são fundidos
» 13% de crescimento em seus dividendos em 2007
» Número de acionistas: 233 mil, decréscimo de 6% em relação a 2006.
» Número de funcionários: 107 mil