MENU

CNM/CUT participa de várias atividades sindicais em Pernambuco

Presidente da Confederação está em seminário da CUT e irá a Congresso da Conticom. Na sexta, ao lado de outros dirigentes da CNM/CUT, esteve na posse do Sindicato dos Metalúrgicos (foto maior).

Publicado: 25 Agosto, 2014 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
a a
Paulo Cayres (ao microfone) reafirmou compromisso com os metalúrgicos do Estado e do Nordeste

Nesta segunda-feira e terça-feira (25 e 26), o presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT), Paulo Cayres, está participando do Seminário de Desenvolvimento Regional da Região Nordeste, que dá continuidade ao plano de ação sindical da Central Única dos Trabalhadores, em Recife (PE).

O Seminário tem o objetivo de fortalecer e integrar as ações entre as CUTs Estaduais e a CUT Nacional. “O intuito é refletir sobre o desenvolvimento regional e o papel da CUT como protagonista desse processo de desenvolvimento. E para isso, é importante mobilizar a base cutista para as eleições de outubro, tendo como referência a Plataforma da Classe Trabalhadora”, explicou Cayres. (Acesse mais informações sobre o evento aqui).

Cayres está na capital pernambucana desde a última sexta-feira (22), onde à noite participou da solenidade de posse da nova diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Pernambuco, ao lado de outros integrantes da direção executiva da Confederação. Durante o dia, a direção executiva da CNM/CUT reuniu-se em Recife, para debater as ações da entidade e aprofundar-se em temas regionais relacionados à indústria e ao emprego metalúrgico.

O presidente da CNM/CUT permanecerá em Recife até quinta-feira (28), porque participa desde a véspera do 7º Congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Construção e Mobiliário (Conticom). Além da abertura, Cayres participará de mesa sobre o Macrossetor da Indústria da CUT, que integra metalúrgicos, químicos, têxteis, trabalhadores na construção e na alimentação.

Posse da direção do Sindicato
A solenidade de posse da nova direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Pernambuco (confira a lista no final da matéria) também contou com a presença de lideranças sindicais e políticas do estado. O novo presidente da entidade, Henrique Gomes do Nascimento, em seu discurso de posse, agradeceu o apoio e o trabalho desenvolvido pela CNM/CUT na organização da categoria.

Crédito: Divulgação
Henrique Gomes agradeceu a presença da direção da CNM/CUTHenrique Gomes agradeceu a presença da direção da CNM/CUT
Henrique Gomes (ao microfone) agradeceu apoio da direção da CNM/CUT às lutas da categoria

Metalúrgico na Gerdau, Henrique participou da Rede Sindical de Trabalhadores nesta empresa siderúrgica e ressaltou, no evento, que foi por meio deste instrumento organizado pela Confederação que pôde perceber a importância da luta por igualdade de direitos e salários da categoria em todo o país.

O presidente da CNM/CUT, Paulo Cayres, por sua vez, aproveitou para reafirmar o compromisso da Confederação com os metalúrgicos da região. “A nova diretoria tem um grande desafio e a CNM/CUT será parceira em toda luta que atenda às reivindicações da pauta dos trabalhadores. O presidente e companheiro Henrique pode contar com o apoio de toda nossa direção”, destacou.

Reunião da CNM

Crédito: Divulgação
Reunião foi realizada em Recife (PE)Reunião foi realizada em Recife (PE)
Na reunião, dirigentes discutiram a conjuntura política e econômica e o desenvolvimento regional

Na reunião da direção da Confederação, realizada em Recife, os dirigentes debateram a conjuntura política e econômica do país, a partir de palestra do ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Pernambuco e primeiro presidente da CUT-PE, João Paulo Lima e Silva. João Paulo, que também foi prefeito de Recife, falou sobre os desafios políticos que virão com a eleição de outubro e a necessidade de se garantir a continuidade do projeto político em curso.

Já a segunda palestra, proferida pelo professor Roberto Véras de Oliveira, da Universidade Federal da Paraíba, abordou o desenvolvimento econômico regional do Nordeste e do estado de Pernambuco. Véras fez um resgate histórico desse crescimento e do papel da Sudene (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste) desde a sua criação, em 1959, e o papel transformador que ela passou a desempenhar a partir de 2003, com a política de desenvolvimento regional implantada pelo governo Lula.

Crédito: Divulgação
João João
João Paulo (entre Paulão e João Cayres) fala sobre os desafios políticos de 2014

O economista da Subseção da CNM/CUT do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), André Cardoso, apresentou o perfil da indústria do Nordeste e no estado do Pernambuco, do setor metalúrgico e do MSI no estado.

De acordo com o levantamento apresentado, em 2007, o setor metalúrgico empregava 95.648 trabalhadores. Em 2014 (dados de maio), há 140.005 metalúrgicos na região. Só em Pernambuco, há 36.117 trabalhadores (em 2007, eram 19.997 e, em 2013, 40.723 metalúrgicos). Na avaliação de Cardoso, a redução dos postos em relação ao ano passado pode ser sazonal, com a conclusão de plataformas pelo setor naval. Ele lembrou que há novas plataformas contratadas e que, por isso, o emprego no ramo pode voltar a crescer no Estado.

Para o presidente da CNM/CUT, a reunião foi produtiva para que os dirigentes tomasse contato com a realidade regional, a exemplo do que fizeram no final de abril, quando se reuniram em Manaus, na véspera do encontro do Macrossetor da Indústria do Amazonas.

“São temas regionais importantes para elucidar as questões econômicas e política que vivemos atualmente e que merecem atenção especial. As apresentações dos convidados nos esclarecem e aprofundam o debate sobre a luta pelos direitos do trabalhador”, assinalou Paulo Cayres.

Ainda na reunião, que contou com a presença dos presidentes da CUT/PE, Carlos Veras, e do Sindicato dos Metalúrgicos, a direção da CNM/CUT discutiu a organização do 9º Congresso dos Metalúrgicos (as) da CUT, que será realizado entre os  dias  15 e 17 de abril de 2015.

Participaram da reunião da Confederação e da posse da direção do Sindicato o secretário geral e de Relações Internacionais, João Cayres, a secretária da Mulher, Marli Melo, o secretário de Política Sindical, Loricardo de Oliveira, a secretária de Igualdade Racial, Christiane dos Santos, o secretário de Organização, Ubirajara Freitas, e a secretária de Formação, Mixchele Ciciliato.

Veja quem integra a direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Pernambuco:

Diretoria Executiva: Presidente: Henrique Gomes do Nascimento. Vice-Presidente: Enoque Amâncio Ferreira Neto. Secretário Geral: Edson José Araújo Pereira. Secretário de Finanças e Patrimônio: José da Silva Cavalcanti. Secretário de Assuntos Jurídicos: André Luiz da Silva Campos. Secretário de Comunicação e Política Sindical: Maurílio Caetano da Silva. Secretário de Formação Política e Esporte: Izaías Fragoso do Souza Filho. Secretário de Saúde, Trabalho e Previdência Social: Inaldo Francisco de Oliveira. Secretário de Assuntos Sócio-Econômico e Tecnológico: José Celson da Silva. Suplentes da Diretoria Executiva: Antônio Valter de Melo Bezerra, Misael Soares Neves, Cristiano José Lourenço da Silva, Flávio Francisco Soares, Alexandre Norberto Monte, Anderson Felipe Santiago, José Dário de Andrade, Nadja de Almeida Brissantt, Antônio Costa dos Santos. Diretoria de Base: Augusto César da Silva Barros, Diogo Pergentino dos Santos, José Pedro Ferreira, Jonisson Francisco da Silva, Waldeir Edvan do Nascimento, Ednaldo Rodrigues da Silva, Maykon Wanbarty dos Santos Bezerra, Adeilton Barbosa dos Santos, José Edmilson de Lima Silva. Suplentes da Diretoria de Base: Israel Amaro da Rocha, Zenilton Antônio Soares, Manoel Rodrigues Pinheiro Neto, Josinaldo Alves da Silva, Paulo José Pereira Silva, Paulo Benedito Cordeiro, Plínio Marcos da Silva Rodrigues, Ivo Carlos Pereira, Misael Francisco do Nascimento Filho. Conselho Fiscal: Manassés Diogo da Silva, Josafá Benedito de Souza, Ialdo Ribeiro de Mendonça. Suplentes do Conselho Fiscal: Esdras Vitorino da Silva, Daniel de Albuquerque Lins Júnior, Gilmar da Silva Aleixo. Delegação Federativa: Elizângela Valéria da Silva, Marcos Batista dos Santos. Suplentes da Delegação Federativa: Evaldo José Guimarães, Djalma Ramos de Andrade.

(Fonte: Assessoria de Imprensa CNM/CUT)