MENU

CUT Pernambuco e CNM/CUT repudiam violência contra o metalúrgico Henrique Gomes

Publicado: 31 Outubro, 2016 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Na última sexta-feira (28), o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Pernambuco e diretor na Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT, Henrique Gomes, foi agredido durante assembleia pelo gerente de produção na Galvaniza. 

O dirigente e outros sindicalistas do Sindicato foram agredidos por tentarem reverter 21 demissões na empresa. 

Confira a nota de repúdio da CUT Pernambuco e da CNM/CUT sobre o caso:

A Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT-PE) e a Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CU) vem a público expressar sua indignação e repúdio à agressão (socos, chutes e pontapés) sofrida pelo companheiro Henrique Gomes, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Pernambuco (Sindmetal-PE), através do Sr. José Augusto Pereira da Silva, gerente de produção na empresa Galvaniza, localizada no município de Carpina, na última sexta-feira, 28 de outubro.

O companheiro Henrique Gomes foi agredido de forma arbitrária e covarde, durante assembleia geral da categoria. A proposta era reverter às demissões injustas de 21 trabalhadores que reivindicaram o pagamento de salários atrasados.

Vale ressaltar que a situação ficou mais grave quando alguns diretores do Sindmetal-PE foram tentar conter a ação intempestiva do gerente de produção. O segurança da empresa puxou uma faca e desferiu vários golpes contra os sindicalistas, em seguida outro vigilante da empresa fez alguns disparos para reprimir o confronto. Houve dispersão e correria.

De imediato, o caso foi denunciado à Delegacia de Polícia de Carpina, por meio do delegado de Plantão, Diego Pinheiro de Souza, que registrou a queixa e encaminhou o companheiro Henrique Gomes para fazer o exame de corpo delito no IML. A ação foi movida contra o agressor.

A Central e a CNM/CUT declara seu apoio aos companheiros do Sindmetal-PE e presta sua solidariedade ao presidente Henrique Gomes que, lamentavelmente, foi agredido, tolhido do direito à legítima manifestação, denunciando demissões e atrasos de pagamentos dos salários da classe trabalhadora.

Os socos, chutes e pontapés não atingiram apenas, de forma covarde Henrique Gomes, e sim todos nós que lutamos e defendemos os trabalhadores e as trabalhadoras.

Por uma sociedade livre da violência e das injustiças sociais!

Somos fortes! Somos CUT
Direção da CUT Pernambuco e da CNM/CUT