MENU

Em defesa da Petrobras, federação mundial de trabalhadores envia carta a senadores

IndustriALL, que representa 55 milhões de trabalhadores no mundo, pede que Senado rejeite PL do tucano José Serra, que privatiza exploração do petróleo.

Publicado: 30 Junho, 2015 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

 
--
 

A IndustriALL Global Union, federação internacional dos trabalhadores metalúrgicos, químicos e têxteis, enviou carta a todos os senadores brasileiros se posicionando contra a mudança no modelo de exploração do petróleo no Brasil. A entidade, que representa 55 milhões de trabalhadores em 140 países, se somou às organizações sindicais e sociais brasileiras que se mobilizam contra o PLS 131, projeto de lei do senador José Serra (PSDB/SP), que ameaça tirar a Petrobras do pré-sal, acabando com a sua função de operadora única, bem como a participação mínima de 30% nos campos exploratórios.

Caso aprovado, o projeto ameaçaria investimentos no desenvolvimento social brasileiro, como a destinação dos royalties do pré-sal para a educação. Para a IndustriALL, a mudança no sistema de exploração do petróleo também ameaça a soberania energética brasileira. “A Petrobrás está na vanguarda do desenvolvimento tecnológico, e não deve perder esta vantagem. O petróleo produzido deve servir o povo brasileiro. E sobretudo, os royalties devem ir para a educação e a saúde. Com a Petrobras, mais e melhores empregos vão ser criados no Brasil e no mundo. A Petrobras é a melhor garantia da soberania energética, desenvolvimento econômico e destinação social. Com a Petrobras, o Brasil é autossuficiente em petróleo”, pontua o documento assinado pelo secretário geral da federação internacional, Jirki Raina.

O documento assinala ainda: “Estamos convencidos de que Petrobras vai superar os desafios e continuar no caminho para criar mais justiça social e democracia no Brasil. Por isso, pedimos para você votar contra este projeto de lei”.

Mais manifestações
Na manhã desta terça-feira (30), os petroleiros realizaram atos nos principais aeroportos do país, alertando os parlamentares que embarcaram para Brasília sobre a importância de manter a Petrobras como operadora única do pré-sal. Em São Paulo, Brasília, Recife, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba, Vitória, Salvador, Porto Alegre e em outras capitais, a Federação Única dos Petroleiros e seus sindicatos ocuparam os saguões dos aeroportos com faixas e cartazes contra o PLS 131 (confira aqui).

(Fonte: Assessoria de Imprensa da CNM/CUT)