MENU

Petroleiros preparam greve de 24 horas para esta sexta-feira (24)

Publicado: 21 Julho, 2015 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
- -
Greve é contra a medida que prevê cortes em investimentos e despesas

Os petroleiros vão realizar uma mobilização nacional na próxima sexta-feira (24) para pressionar contra o novo Plano de Gestão e Negócios aprovado pelo Conselho de Administração da Petrobras. O novo plano é uma ameaça clara à sobrevivência da empresa como estatal, na medida em que prevê cortes de US$ 89 bilhões  em investimentos e despesas, além da venda de ativos de patrimônio da ordem de US$ 57 bilhões.

A greve nacional de 24 horas é uma advertência da categoria à atual política da gerência que pode desmantelar o Sistema Petrobras, pondo em risco milhares de empregos, especialmente os dos terceirizados da companhia e suas subsidiárias. Em todos os sindicatos, as bases estão aprovando por amplíssima maioria a indicação de paralisação da Federação Única dos Petroleiros. 

Além da greve de um dia, a Federação também indicou às bases a aprovação do desconto de 2% da remuneração dos não associados nos meses de agosto e setembro e a não devolução do imposto sindical deste ano para o financiamento das campanhas em defesa da Petrobrás e do Brasil e contra os desinvestimentos anunciados no Plano de Negócios. Desse montante, 50% serão destinados à Federação e 50% para o sindicato. Também estão sendo aprovas assembleias permanentes e Estado de Greve na categoria.

(Fonte: Federação Única dos Petroleiros, com edição da CUT São Paulo)