MENU

Petroleiros realizam congresso em defesa da Petrobras

Publicado: 04 Agosto, 2017 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Diego Villamarin
Congresso conta com a participação de 400 delegadosCongresso conta com a participação de 400 delegados
Congresso conta com a participação de 400 delegados

Com o tema “Privatizar faz mal ao BRasil”, os petroleiros abriram nesta quinta-feira (3), o congresso nacional da categoria, com o desafio de construírem uma ampla agenda de luta, que se contraponha à privatização do Sistema Petrobras, à retirada de direitos da classe trabalhadora e aos imensos retrocessos impostos pelo golpe. O evento acontece em Salvador (BA), com a participação de mais de 400 trabalhadores de vários estados do país.

O congresso prossegue até domingo (6), com mesas de debates que abordarão temas como “Os pilares do golpe jurídico, parlamentar e midiático no Brasil”, “Articulação das forças sociais na reconstrução do projeto político, popular e democrático”, “A conta do golpe quem paga é o trabalhador” e “Democracia só é possível com igualdade de gênero”. 

Na solenidade de abertura, dois momentos emocionaram os trabalhadores: um vídeo gravado pelo ex-presidente Lula com uma saudação aos petroleiros e uma homenagem ao diretor de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da FUP, Silvaney Benardi, falecido no dia primeiro de janeiro. 

Crédito: Diego Villamarin
- -
Edson Rocha (em pé) também participou da cerimônia de abertura do Congresso 

O secretário de Administração e Finanças da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), Edson Rocha, também participou da abertura do Congresso. “Levamos 12 anos para reconstruir a indústria naval e esse governo sem legitimidade, em menos de um ano, já desmatelou o setor. O futuro do nosso país está nas mãos de vocês petroleiros, vai depender do que sair daqui do Congresso", afirmou. 

(Fonte: Assessoria de imprensa da FUP)