MENU

Peugeot Citroën dá férias coletivas a 3,5 mil no Rio de Janeiro

Publicado: 27 Novembro, 2008 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A PSA Peugeot Citroën dará férias coletivas para 3,5 mil funcionários da montadora, em Porto Real (RJ), entre 8 de dezembro e 7 de janeiro de 2009. A medida, anunciada hoje pelo presidente da Citroën no Brasil, Jean Louis Orphelin, foi tomada para reduzir os estoques, após a queda de 15% a 20% nas vendas dos veículos das marcas no País em virtude da crise. "Estávamos trabalhando com 100% da capacidade e essa queda nas vendas acaba ficando no estoque", disse Orphelin, que participou da inauguração da Citroën Independance II, em Ribeirão Preto (interior de SP), a 106ª concessionária brasileira da marca. As duas marcas vendem cerca de 14 mil veículos por mês no Brasil.

De acordo com o executivo, em novembro deste ano as vendas da Citroën devem cair de 12% a 13%, em comparação com novembro do ano passado, enquanto o mercado nacional de veículos deve apresentar uma redução de 25% se comparados os mesmos períodos. "Em novembro, o mercado nacional deve ficar entre 160 mil e 165 mil veículos novos, ante uma previsão, feita antes da crise, de 225 mil unidades", disse. "Com isso, em 2008, as vendas totais no Brasil devem ser de 2,72 milhões, enquanto o volume estimado anteriormente variava de 2,85 milhões a 3 milhões", completou Orphelin.

Em relação às perspectivas para 2009, o presidente da Citroën estima que as avaliações otimistas apontam para um mercado de 2,8 milhões de veículos novos vendidos, um aumento de 3% sobre o volume previsto para ser negociado em 2008. "No Brasil, a crise chegou mais tarde e deve durar menos tempo por causa dos bons fundamentos econômicos do País. Por isso, a previsão pode mudar e o mercado pode melhorar rapidamente", avaliou Orphelin.

Já as perspectivas para a Citroën são de vendas de aproximadamente 84 mil unidades em 2009, ante 80 mil previstas para 2008, volume que deve elevar a participação no mercado geral da montadora de 2,6% para 3% no Brasil. A empresa lançará três novos modelos no País no próximo ano: o C4 Picasso de cinco lugares, em janeiro; o C4 Hatchback, em fevereiro ou março; e os novos C5 sedã e station wagon. A montadora, que já exporta, a partir do Brasil, para países da América Latina e da África, prevê iniciar as vendas para o México e ampliar os negócios com a Venezuela em 2009.

Fonte: Agência Estado