MENU

Peugeot Citröen migrará produção de veículos médios para a Argentina

Publicado: 18 Fevereiro, 2011 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A partir de 2014, a PSA Peugeot Citröen migrará toda a sua produção de veículos médios na América Latina para a Argentina e centrará a fabricação de compactos no Brasil. Com isso, o presidente do grupo para o Brasil e a América Latina, Carlos Gomes, acenou com a possibilidade de uma nova versão do Peugeot 207, hoje produzido no vizinho do Mercosul, passar a ser fabricada no País. Segundo o executivo, a medida visa aumentar a eficiência das unidades e criar melhores condições de negociação com fornecedores. "Com mais plataformas, a complexidade industrial aumenta e a qualidade não é tão boa, porque há mais processos industriais envolvidas", explica.

A definição de que tipo de veículos será produzido em cada país levou em conta as especificidades de cada mercado. "O segmento B pesa 72% no Brasil. É aqui que está o mercado dos carros compactos", afirma. Por outro lado, diz o executivo, na Argentina o mercado dos segmentos médios é maior. Hoje a empresa fabrica sete modelos no país vizinho, dos quais dois são compactos. No Brasil, apenas um dos oito modelos é médio.

Detentora de uma fatia de 5,2% do mercado brasileiro e de 5,4% do latino-americano, o grupo pretende chegar a uma participação de 7,5% na região em 2014.

A empresa já aprovou o aumento da capacidade da planta de Porto Real, no interior do Rio, de 150 mil para 220 mil veículos por ano a partir de fevereiro de 2012. No ano passado, foram produzidos 140 mil veículos, um aumento de 26% ante 2010. O plano de investimentos 2010-2012 prevê 700 milhões para a América Latina.

A partir daí, o planejamento ainda está em aberto. Embora a planta fluminense possa ser expandida até 300 mil veículos por ano, vai ter que disputar um novo investimento em ampliação com a unidade argentina. A empresa vai definir até setembro onde os recursos serão aportados.

Eletrônica

A General Motors e a Ford travam guerra eletrônica em busca de sistemas de navegação, segurança e comunicações cada vez mais adaptados ao consumidor. A GM vem atualizando o seu sistema OnStar para obter funções de comunicações e entretenimento. Já a Ford seguiu os mesmos passos com o SYNC, um sistema de entretenimento, informação e comunicação, desenvolvido pela Microsoft, que já evoluiu para incluir funções de segurança.

Fonte: DCI