MENU

Philips diz esperar não atingir metas de lucro; ações recuam

Publicado: 05 Dezembro, 2008 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A Philips informou na quinta-feira (3) que não espera cumprir meta de lucro de médio-prazo, em um momento em que as condições do mercado estão se deteriorando para sua linha de produtos eletrônicos de consumo e para partes da linha de iluminação da empresa.

"O declínio que vemos não tem comparação recente e está se desenvolvendo de forma muito mais rápida e profunda que o esperado", disse o presidente-executivo da empresa, Gerard Kleisterlee, em um comunicado.

A empresa tem meta de crescimento médio de vendas anuais de 6% até 2010, e uma margem de lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) entre 10 e 11%.

A companhia informou que tomará medidas adicionais para reduzir custos e proteger margens, o que resultará em encargos adicionais de cerca de 110 milhões de euros (US$ 139 milhões), e trará encargos de reestruturação totais para o quarto trimestre de 340 milhões de euros.

A Philips informou que desde o fim do terceiro trimestre sentiu as condições de negócios se deteriorando para os mercados de consumio, de construção e automotivo.

Maior fabricante mundial de artigos de iluminação, a empresa está entre os três principais fabricantes de equipamentos hospitalares e é a maior produtora européia de artigos eletrônicos de consumo. A Philips informou em outubro que o segmento de produtos de consumo sentiu o impacto da desaceleração econômica, particularmente na América do Norte e Europa.

Fonte: Reuters