MENU

Pinda (SP): em um ano, negociações do Sindicato evitam 1.200 demissões

Publicado: 13 Dezembro, 2016 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Gilson Leandro
Assembleia na Tenaris Confab aprova aplicação do Programa de Proteção ao EmpregoAssembleia na Tenaris Confab aprova aplicação do Programa de Proteção ao Emprego
Assembleia na Tenaris Confab aprova aplicação do Programa de Proteção ao Emprego

Balanço do Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba calcula que em negociações durante o período de um ano, cerca de 1.200 demissões tenham sido evitadas.

A estimativa tem como base oito acordos de medidas alternativas para garantir empregos e foram calculados pela quantidade de excedente de mão de obra que as empresas alegaram.

Três desses acordos foram de lay-off, dois de work-sharing, um de PPE (Programa de Proteção ao Emprego), envolvendo as empresas Gerdau, Appiani Steel (antiga Martifer), Tenaris Confab e Oversound.

Dois acordos de salário também evitaram demissões. O maior deles na Gerdau, no final de 2015, quando foi aprovado o pagamento do reajuste em forma de abono salarial. Essa negociação evitou demissões em massa, garantiu emprego para todos os funcionários por um ano e o pagamento do reajuste integral da inflação em 2016. A outra negociação ocorreu na Incomisa, quando o pagamento de uma parcela restante de reajuste salarial foi prorrogada.

O presidente do sindicato, Herivelto Moraes – Vela, explica a importância do diálogo aberto com a categoria para fazer esses acordos. “Tudo foi muito discutido com os trabalhadores e essas medidas foram aceitas pelas fábricas só depois de protestos. Pelo patrão, a primeira opção é a demissão. Se não fossem essas negociações poderia ser um número até maior, porque depois do acordo da Gerdau a produção piorou ao longo do ano e com certeza teríamos demissões em massa. 1.200 é um número que podemos falar com segurança”, disse Vela.

(Fonte: Guilherme Moura, Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba)