MENU

Pinda (SP): paralisação na Novelis pressiona patrões do Sindicel pela campanha salarial

Publicado: 28 Setembro, 2017 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Os trabalhadores na Novelis, de Pindamonhangaba (SP), fizeram uma paralisação pela Campanha Salarial nesta quarta-feira (27).

O protesto foi realizado para pressionar o Sindicel, sindicato patronal que representa a direção na Novelis e de outras empresas do segmento de metais não ferrosos. O ato ocorreu no mesmo dia em que estava prevista reunião entre o Sindicel e a FEM-CUT/SP (Federação dos Metalúrgicos da CUT no Estado de São Paulo).

Segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba, Herivelto Moraes – Vela, o índice acumulado da inflação (INPC), que fechou em 1,73%, tem interferido na campanha salarial. Ele é bem mais baixo que o do mesmo período do ano passado, que foi 9,62%.
“O trabalhador entende que é muito pouco. Ele tem acompanhado ações do Governo Federal como o aumento do combustível, da energia elétrica, tem visto a cesta básica mais cara, e é inaceitável a gente discutir uma campanha salarial com 1,73%. Tenho certeza que essa paralisação na Novelis vai ter um efeito direto na mesa de negociação com o patronal”, disse Vela.

Ainda segundo ele, este ano também há uma preocupação maior com os direitos específicos de metalúrgicos que estão garantidos pela CCT (Convenção Coletiva de Trabalho), tendo em vista que a Reforma Trabalhista pode para entrar em vigor no dia 11 de novembro.

“O setor patronal está querendo ajustar cláusulas conforme a reforma trabalhista e retirar direitos históricos. Para o Sindicato, as garantias previstas na convenção são inalteráveis. Não vamos abrir mão delas. Agora é hora de resistência pela renovação da nossa convenção”, disse.

Ao total, as negociações entre a FEM-CUT/SP e as bancadas patronais envolvem cerca de 200 mil metalúrgicos em todo o Estado. A Novelis emprega cerca de 1.100 trabalhadores na produção de chapas de alumínio.

(Fonte: Guilherme Moura, assessoria de imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba)