MENU

Pinda (SP): pela Justiça, sindicato reintegra metalúrgico na Tenaris Confab

Publicado: 04 Fevereiro, 2016 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Guilherme Moura
--
Trabalhador na Tenaris Confab foi reitegrado nesta quarta-feira (3)

O Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba conseguiu na Justiça do Trabalho a reintegração de mais um metalúrgico na Tenaris Confab - a quarta, apenas no atual mandato. A ordem judicial foi cumprida nessa quarta-feira (3).

José Francisco de Oliveira, 42 anos de idade e cinco de fábrica, é inspetor de qualidade no setor 4 da unidade Tubos. Ele tem seis pinos na coluna e sequelas nos dois ombros em função da atividade dentro da empresa. Essa relação entre a lesão e o trabalho já é reconhecida pelo INSS desde 2013 e mesmo tendo estabilidade de emprego pela Convenção Coletiva de Trabalho, ele foi demitido em outubro passado.

“O posto onde eu trabalho não tem ergonomia nenhuma. Você imagina um cara com 1,90m fazendo inspeção numa plataforma a 45 cm do chão. Eu cheguei a dar sugestões, mas peão não tem voz ativa. Também fiz excesso de esforço físico pra trocar o ferramental da máquina, porque uma melhoria no setor ainda não tinha sido feita”, disse José.

Segundo o secretário de Assuntos Jurídicos do Sindicato, Célio da Silva, as cobranças da entidade sindical para reverter a demissão também foram ignoradas pela direção da Tenaris Confab. “Ela sempre quer fazer o que é mais viável pra ela. Joga a responsabilidade nas costas do trabalhador e ele que busque na Justiça. Nós, como Sindicato, lutamos para garantir esse direito e, felizmente, temos conseguido eficácia em nossas ações”, disse Celinho.

(Fonte: Guilherme Moura - Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba)