MENU

Pinda (SP): trabalhadores na Confab ameaçam greve contra demissões irregulares

Publicado: 31 Julho, 2017 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Guilherme Moura
- -
Trabalhadores aprovaram entrega do comunicado de greve caso ocorram novas demissões irregulares

Os trabalhadores na Tenaris Confab Tubos fizeram uma paralisação de uma hora nessa segunda-feira (31) contra quatro demissões irregulares e ameaçam entrar em greve se novas demissões ocorrerem.

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba, a empresa não tem respeitado a Convenção Coletiva de Trabalho, que garante estabilidade de emprego aos funcionários que possuem sequelas em função do trabalho.

Segundo o secretário geral da entidade, Luciano da Silva - Tremembé, a Confab é uma das fábricas onde os funcionários mais sofrem lesões. Entre os cerca de mil trabalhadores, pelo menos 200 possuem alguma limitação por doença do trabalho.

“Falamos com a empresa para reverter essas demissões, pois isso é um direito dos metalúrgicos da CUT, mas ela insiste em desrespeitar a nossa convenção. Ela prefere apostar que o funcionário não vai entrar na Justiça do que fazer o certo. Isso já tem bastante tempo”, disse Vela.

O sindicato também tomará medidas judiciais. Nos últimos cinco anos, oito trabalhadores foram reintegrados por meio de ações movidas pelo sindicato apenas nas unidades Tenaris Confab.

Além das demissões, o comunicado de greve aprovado também aborda a Campanha Salarial. A data-base da categoria é 1º de setembro.

(Fonte: Guilherme Moura, assessoria de imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba)