MENU

Plebiscito pela Reforma Política tem início na próxima segunda-feira (1º)

Votação acontece em todo o país, com urnas em vários pontos das capitais e das cidades do interior. Eleitor também poderá votar pela internet.

Publicado: 29 Agosto, 2014 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Durante toda a próxima semana, de 1º a 7 de setembro, mais de 400 entidades em todo o país irão colher votos para o Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político do Brasil. O objetivo da votação é repensar o modelo político do Brasil e discutir com a sociedade a participação popular neste processo.

O Plebiscito apresenta questões relacionadas ao financiamento público de campanhas, a sub-representação das mulheres, indígenas e negros no parlamento e a importância do fortalecimento de mecanismos de democracia, como a participação em conselhos e a construção de referendos e plebiscitos, que permitam a população participar das decisões políticas de forma efetiva.

Desde janeiro, as entidades, entre sindicatos, movimentos populares e partidos políticos, organizaram atividades por todo país para conscientizar a população sobre a importância da reforma política. Entre elas figuram a Central Única dos Trabalhadores (CUT), o Movimento dos Sem Terra (MST), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Comissão Pastoral da Terra (CPT), Levante Popular da Juventude, Marcha Mundial das Mulheres (MMM), Movimento dos Pequenos Agricultura (MPA), Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), Rede Fora do Eixo e os Comitês Populares do Plebiscito.

Atualmente, há 1.500 comitês organizados em centenas de cidades de todo o país, com urnas e cédulas de votação com a pergunta: “Você é a favor de uma constituinte exclusiva para elaborar a reforma política? (  ) Sim  (   )Não”. O Plebiscito também receberá votos pela internet através do www.plebiscitoconstituinte.org.br. Na página oficial, haverá uma urna virtual que estará disponível no site a partir do dia 1º. A ferramenta não aceitará participação em duplicidade. Para votar será exigido apenas o título de eleitor.

Com a votação via internet e milhares de urnas físicas que estarão espalhadas pelo Brasil, a organização da campanha espera atingir a meta de 10 milhões de votos.

Para saber os locais de votação acesse o site ou página do Facebook da campanha pelo Plebiscito Popular. 

(Fonte: Assessoria de Imprensa CNM/CUT)