MENU

Política industrial é tema de curso de formação promovido pela CNM/CUT

Atividade será encerrada nesta sexta-feira (19) e dela participam sindicalistas de 12 sindicatos de metalúrgicos da CUT de todas as regiões do país.

Publicado: 18 Julho, 2013 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Yolanda Moretto
Palestrantes aprendem sobre análise de conjuntura com Emiliano Liu, do Instituto Paulo FreirePalestrantes aprendem sobre análise de conjuntura com Emiliano Liu, do Instituto Paulo Freire
Palestra sobre análise de conjuntura com Emiliano Liu, do Instituto Paulo Freire


Será encerrado nesta sexta-feira (19) o Curso de Formação Sindical sobre Política Industrial promovido pela Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT). A atividade, que começou dia 15, faz parte do planejamento da Secretaria de Formação e é também de responsabilidade do Coletivo Nacional de Formação da CNM/CUT, com representantes das Federações e sindicatos de base estadual. O presidente da CNM/CUT, Paulo Cayres, fará a palestra de encerramento, falando sobre a organização dos (as) trabalhadores (as) no macrossetor da indústria da CUT.

Nesta edição do curso estão participando dirigentes dos sindicatos de Extrema (MG), Pouso Alegre (MG), BH/Contagem (MG), Toledo (PR), Manaus (AM), Joinville (SC), Sorocaba (SP), Açailandia (MA), Natal (RN), Fortaleza (CE), Campina Grande (PB) e Feira de Santana (BA). O debate sobre Política Industrial foi escolhido para o curso por ter sido um dos temas discutidos na Plenária Estatuária, realizada em junho.

O curso tem como objetivo manter o processo de formação continuada dos dirigentes sindicais; contribuir para a compreensão dos debates sobre Política Industrial; refletir sobre as possibilidades de intervenção na Política industrial para o desenvolvimento econômico e social do país; debater a organização dos setores do ramo metalúrgico; possibilitar trocas de experiências sobre as práticas sindicais e organizativas.

Os participantes podem levar o aprendizado para seus sindicatos, como forma de melhorar a atuação sindical, como aponta o metalúrgico Joel Carlos do Nascimento, secretário de formação da CUT-Paraíba. “Vou sair do curso com vários elementos importantes para debater o desenvolvimento do país, como pensar atividades e estratégias que contemplem o tema no estado. Além disso, tenho a expectativa de provocar um debate sobre Política Industrial na Paraíba, principalmente sobre o macrossetor da indústria”, diz ele.

Na grade do Curso houve painéis sobre a conjuntura política brasileira, estudos sobre a política industrial, organização dos setores do ramo metalúrgico, entre outros temas. Entre os palestrantes do curso estavam Emiliano Liu, educador do Instituto Paulo Freire; Marcelo Loural, pesquisador colaborador do Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia (NEIT) do Instituto de Economia da Unicamp; Rafael Serrao e André Cardoso, técnicos do DIEESE da CNM/CUT e da FEM-SP.

Para Gilberto Almeida Silva, do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, o tema é importante para as reivindicações dos trabalhadores. “Para podermos trabalhar com política industrial temos que entende como ela é feita”, comenta. “Isso nos ajuda a fazer análises mais práticas, o que é fundamental para organizar as atividades dos sindicatos”.

A Secretaria de Formação realiza dois cursos de formação por ano e os temas são escolhidos junto com o Coletivo, buscando atender os temas da conjuntura, conforme explicou a dirigente responsável pela área, Michele Ciciliato.

(Fonte: Yolanda Moretto – assessoria de imprensa da CNM/CUT)