MENU

Polo Tecnológico poderá reduzir custos da Scania

Facilidade de deslocamento é outra vantagem para a montadora

Publicado: 12 Fevereiro, 2010 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A Scania é uma das montadoras da Região que há seis meses participa do GT do Polo Tecnológico, no Consórcio Intermunicipal. A indústria já consegue visualizar os benefícios que outras montadoras e empresas do setor automotivo terão se o projeto for colocado em prática no ABCD. Neste caso, a redução de custos e a facilidade de deslocamento são duas vantagens apontadas pela Scania.

O diretor de relações governamentais da montadora, Rogério Rezende, apontou que, geralmente, a indústria precisa alugar espaços para realizar alguns trabalhos, como o testes de freio. Para fazer análise de combustível, a montadora também precisa recorrer aos laboratórios do Paraná ou Rio de Janeiro. "Se o Polo for bem estruturado estes serviços poderão ser feitos aqui, além de atrair o interesse do Mercosul", informou.

Para Rezende, o Polo Tecnológico pode qualificar o currículo nos cursos de graduação e a mão-de-obra e gerar renda para as cidades do ABCD. "Toda a indústria que se utilizar do Polo terá uma redução de custos e facilidade de deslocamento. Eu posso treinar mão-de-obra em São Bernardo e não utilizar a de outras cidades", indica Rezende. Ele explica ainda que os trabalhos concentrados na Região podem gerar ganhos, reter talentos e atrair a atenção de outros centros técnicos.

A primeira ação da Scania de incentivo ao projeto foi aderir formalmente ao Polo Tecnológico com uma apresentação no Consórcio Intermunicipal, em 2009. O apoio que a montadora dará nesse momento é intensificar os serviços que o Polo precisa. "Estamos em uma prospecção de trabalho e ainda não se fala em ambiente físico, porque não sabemos qual o tamanho deste projeto", avaliou Rezende.

Fonte: ABCD Maior