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Por conta da crise, Scania altera perfil das exportações

Publicado: 09 Fevereiro, 2010 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Com a retomada mais lenta das vendas nos mercados europeus a participação dos produtos Scania fabricados no Brasil em outros mercados volta a aumentar. Em 2009 a fatia de exportação da fábrica brasileira caiu para cerca de 20% e poderá alcançar 30% da produção este ano.

Segundo Sven Antonsson, presidente da Scania Latin America, desde 2006 o perfil das exportações da unidade brasileira vem passando por algumas transformações, porém com o agravamento da situação dos mercados europeus e asiáticos, que já representaram de 40% a 45% das exportações, por conta dos reflexos negativos da crise, os veículos brasileiros devem seguir mais frequentemente a partir deste ano para países da América Latina, principalmente Chile e Peru, que devem representar significativo aumento da demanda.

"A Argentina também deve aparecer com mais intensidade em 2010 porque o setor agrícola vai muito bem e isso aumentará a demanda por mais caminhões."

Com isso em 2010 a Scania deve exportar volume semelhante ao registrado em 2004 e 2005.

Em 2009 a produção brasileira da empresa somou 11,6 mil unidades, quase metade do volume do ano anterior, interrompendo a curva ascendente registrada desde 2003.

Para 2010 a empresa continuará a investir na área de peças e serviços padronizando100% de seus pontos de atendimento. Segundo Christopher Podgorski, diretor geral da Scania do Brasil, a rede deve investir nos programas de capacitação de mão de obra, de aumento da rentabilidade das oficinas e de modernização dos locais algo em torno de R$ 25 milhões.

Banco - Desde o começo de fevereiro o Banco Scania começou a operar no Brasil de acordo com as regras do Banco Central e apto a realizar financiamentos por meio do Finame.

Apesar da nova opção para o cliente a Scania não abandonará seus parceiros financeiros, como os bancos Santander e Bradesco. Segundo Podgorski a intenção é que ao longo dos anos o banco da fabricante seja responsável por até 25% das vendas.

De julho a dezembro de 2009 a Scania vendeu 1 mil 275 caminhões por meio do programa Pró-Caminhoneiro, 26% do total.

Fonte: Autodata