MENU

Porto Alegre (RS): na posse da direção do Sindicato, luta por democratização da mídia ganha destaque

Publicado: 01 Fevereiro, 2016 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
--
Cayres (em pé) faz desagravo a Araújo (2º a partir da dir.): "Mídia é inimiga"

Foi realizada na noite da última sexta-feira (29) a solenidade de posse da direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre (RS). Eleita em 2 de outubro com 96% dos votos válidos, a diretoria da entidade tem 52,5% de renovação e é composta por 40 trabalhadores. Lírio Segalla foi reconduzido à presidência da entidade.

A cerimônia de posse contou com a presença dos presidentes da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), Paulo Cayres, da CUT/RS, Claudir Nespolo, da Federação Estadual dos Metalúrgicos, Jairo Carneiro, do ex-governador do Rio Grande do Sul e ex-ministro das Cidades, Olívio Dutra, e do advogado Carlos Araújo, ex-marido da presidenta Dilma Rousseff, que foi homenageado no evento.

Todos os oradores destacaram a importância do Sindicato e da categoria para a luta em defesa dos trabalhadores e da democracia. Além disso, condenaram os ataques desferidos pela mídia contra Carlos Araújo, com falsas notícias de que teria sido procurado por uma das empresas investigadas na Lava Jato para destravar empréstimos oficiais. Este noticiário infundado e mentiroso feito pela revista Época em janeiro teve, na opinião dos sindicalistas, o claro objetivo de atingir a honra de Dilma Rousseff.

“Esse tipo de perseguição feito pela mídia atende a interesses políticos da elite burguesa. Não se faz isso contra um companheiro que poderia estar milionário ao exercer a sua profissão, mas que fez uma opção de classe e lutou pela democracia e pelos direitos dos trabalhadores no país. Por isso, temos de declarar esta mídia como inimiga da classe trabalhadora”, alertou Cayres em sua intervenção.

O presidente da CNM/CUT destacou ainda a importância de a mídia ser um instrumento democrático e que assegure, de fato, a liberdade de expressão para todos os segmentos sociais. “Exemplos como este noticiário maldoso e mentiroso contra o companheiro Carlos Araújo só reforçam ainda mais a necessidade de ampliarmos nossa luta pela democratização da comunicação”, afirmou.

(Fonte: Assessoria de Imprensa da CNM/CUT)