MENU

Privatização da Eletrobras prejudica o Brasil na competição internacional

Publicado: 24 Janeiro, 2019 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Especialistas e sindicalistas do setor elétrico se reúnem no Rio de Janeiro até a próxima sexta-feira (25), no 36º Encontro Nacional dos Trabalhadores de Furnas, para tratar das possíveis consequências da privatização do sistema Eletrobras. De acordo com os participantes, a venda de estatais, proposta do governo de Jair Bolsonaro, é uma ameaça à soberania nacional e também aos empregos no setor.

Trata-se de um "retrocesso enorme", segundo o diretor da Associação dos Empregados de Furnas (Asef), Felipe Ferreira de Araújo, em relação à visão adotada nas últimas décadas, que considerava o setor elétrico como estratégico para o desenvolvimento nacional. "Agora a proposta é de entrega total do patrimônio público e dos recursos naturais que nós temos", afirmou à repórter Adriana Maria, para o Seu Jornal, da TVT. Segundo ele, a privatização da produção e da distribuição de energia coloca o Brasil em desvantagem em relação aos demais países.

Participaram da abertura do encontro, na última terça-feira (22) o diretor-técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio, e a coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lúcia Fatorelli, que luta por critérios mais transparentes na formação da dívida pública.

Clemente defendeu um nova organização sindical, que proteja não apenas os trabalhadores formalmente contratados, mas também os informais e não sindicalizados. Já Maria Lúcia afirmou que a dívida pública, que atualmente consome 44% dos recursos do orçamento, tem servido como justificativa para o que ela chama de "contrarreformas", que incluem as privatizações e as mudanças na Previdência.

(Fonte: Rede Brasil Atual)