MENU

Produção industrial cresce 2,5% em 2017, após 3 anos de queda, diz IBGE

Publicado: 01 Fevereiro, 2018 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A produção industrial no país fechou 2017 com crescimento de 2,5% na comparação com o ano anterior. É o primeiro resultado anual positivo desde 2013, quando foi registrada alta de 2,1%, e o maior desde 2010 (+10,2%). Na comparação mensal, dezembro apresentou variação positiva de 2,8% em relação a novembro. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (1º) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas).

O setor de veículos automotores, reboques e carrocerias teve a maior influência no resultado anual, com crescimento de 17,2% na comparação com 2016. Destacam-se, também, avanços nos setores de: equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (19,6%), de metalúrgica (4,7%) e de indústrias extrativas (4,6%). 

No acumulado do ano, todas as grandes categorias apresentaram crescimento: bens duráveis (13,3%); bens de capital (6%); bens intermediários (1,6%) e bens de consumo semi e não duráveis (0,9%).

Veículos  Segundo o gerente da pesquisa, André Macedo, o desempenho positivo no setor de veículos automotores foi crucial para o crescimento da produção industrial em 2017.

"Praticamente todos os setores tiveram crescimento, mas o setor automobilístico, principalmente a fabricação de veículos pequenos, foi o que mais influenciou. Grande parte disso se deve à melhora no nível de estoques e ao aumento dos exportações", afirma. 

Apesar da recuperação, Macedo ressalta que ainda é cedo para falar em recuperação. "O ano de 2017 rompe um período de queda na indústria brasileira, mas ainda está longe de uma mudança ideal."

O desempenho da indústria foi afetado pelas quedas na produção de: derivados de petróleo e biocombustíveis (-4,1%), produtos farmacêuticos (-5,3%) e outros equipamentos de transporte (-10,1%). 

(Fonte: Uol São Paulo)