MENU

Produção industrial sobe a 50,8 pontos em outubro, diz sondagem da CNI

Publicado: 20 Novembro, 2014 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A produção industrial brasileira registrou, em outubro, o primeiro crescimento após 11 meses em contração, de acordo com sondagem realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada nesta quinta-feira.

O índice que mede a produção subiu de 49,7 para 50,8 pontos entre setembro e outubro. O indicador varia de zero a cem pontos, sendo que valores acima de 50 representam aumento na produção em relação ao mês anterior. Em outubro do ano passado, o índice marcava 54,5 pontos.

Apesar da alta, a CNI não vê o dado positivamente. "Embora outubro mostre melhora na comparação com os meses anteriores (aumento tanto da produção quanto na utilização da capacidade), a atividade industrial segue fraca, abaixo do observado no mesmo mês de anos anteriores", avaliou, em nota, a entidade patronal. A utilização da capacidade instalada (UCI) subiu de 72% para 73%. Mas em relação a outubro de 2013, quando a utilização era de 75%, a indústria está mais ociosa.

O indicador relativo à utilização de capacidade efetiva-usual, que considera a UCI comum para o mês, fechou outubro em 42,9 pontos, frente a 42,5 pontos em setembro.

O indicador de nível de emprego na indústria continuou a mostrar contração, mas desta vez menor, de 47,1 pontos no mês passado, ante 46,8 pontos em setembro.

Os estoques, por sua vez, tiveram um aumento na mesma comparação, de acordo com a CNI, de 50,2 para 50,5 pontos. Mas os estoques estão menoers que o esperado. O indicador de estoques efetivos em relação aos planejados foi de 51 pontos no último mês, ante 51,3 pontos em outubro.

A pesquisa da CNI foi feita com 2.236 mil empresas de todo o país entre os dias 03 e 12 de novembro.

(Fonte: Valor Econômico)