MENU

Produção mundial de aço bruto sobe 1,7% em julho

Publicado: 21 Agosto, 2014 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A produção global de aço bruto cresceu 1,7% em julho, em relação ao mesmo mês de 2013, mostrou ontem a Worldsteel Association, entidade que reúne dados do setor em 65 países. Frente a junho, contudo, o volume de 136,8 milhões de toneladas ficou praticamente estável.

Na China, maior produtora do insumo no mundo, a produção cresceu 1,5% em comparação anual, para 68,3 milhões de toneladas. Perante o mês anterior, por outro lado, houve queda de 1,5%. Nas duas análises, a atividade encolheu. Em junho, a alta anual havia chegado a 4,5%, ou seja, a expansão de julho representa desaceleração.

Dentre outros países importantes para o setor siderúrgico, o Japão viu seu volume produzido ficar estável em um ano, terminando em 9,3 milhões de toneladas em julho. Ante junho, a alta foi de 1,9%. Na Coreia do Sul, a produção de 5,9 milhões de toneladas representou avanço de 6,2% e recuo de 2,5%, respectivamente.

Nos 28 mercados da União Europeia, a produção apurada foi de 13,3 milhões de toneladas no sétimo mês do ano. A quantidade significou queda de 2% em um ano e baixa de 6,3% em um mês. Já no Brasil foi observado leve aumento de 0,5% frente ao mesmo mês do ano passado, para 2,9 milhões de toneladas. Ante junho, a alta foi forte em 9%.

O relatório da Worldsteel publicado ontem mostra ainda que a utilização de capacidade instalada pelas siderúrgicas mundiais atingiu 75,4% em julho. Na comparação anual, a redução foi de 1,2 ponto percentual, enquanto em relação a junho foi de 2,9 pontos.

(Fonte: Valor Econômico)