MENU

Projeto da Sumitomo e V&M tem restrição ambiental

Publicado: 09 Outubro, 2007 - 08h00

Escrito por: CNM CUT

O investimento de US$ 1,6 bilhão da Sumitomo Metals , maior produtora de tubos sem costura do Japão, e a Vallourec & Mannesmann , líder mundial no segmento, na instalação de uma nova usina de tubos sem costura, na cidade de Jeceaba, na região metropolitana de Belo Horizonte, corre o risco de ficar mais tempo no papel.

Por causa da falta da licença ambiental para a instalação do Distrito Industrial da cidade, as duas empresas, que criaram uma joint venture para construir e operar a usina, não conseguiram ainda iniciar as obras no município.

Na última sexta-feira, por causa da falta de um detalhamento maior no pedido de licença ambiental da prefeitura de Jeceaba, para a instalação do Distrito Industrial, o Conselho de Política Ambiental de Minas Gerais (Copam-MG), retirou da pauta de apreciação o projeto que determinará o investimento na cidade.

Uma nova reunião, com representantes da empresa, da cidade e de entidades de defesa do meio ambiente foi marcada para hoje.

No entanto, sem um plano de contrapartida abrangente que contemple fatores econômicos, sociais e ambientais a expedição da licença prévia será inviabilizada.

Segundo a superintendente da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (AMDA), Maria Dalci Ricas, apesar de a região contar com apenas resquícios da Mata Atlântica, a cidade sofrerá forte impactos com a migração de milhares de pessoas para o entorno da usina.

'As compensações apresentadas até agora são ínfimas. Enquanto não apresentarem uma proposta mais ampla, esse pedido de licença prévia não será atendido', acredita Maria Dalci, que vem representando outros grupos de defesa do meio ambiente.

6 milhões de m²

A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) já realizou no município audiência pública para discutir e apresentar à comunidade os estudos de impacto ambiental (EIA) e o relatório de impacto ambiental (Rima) para a implantação de Distrito Industrial.

O local foi projetado para ocupar uma área total de 6 milhões de metros quadrados e pretende, entre outras iniciativas, oferecer condições para que indústrias, principalmente minero-siderúrgicas se instalem na região.

Na audiência pública, representantes dos Municípios de Jeceaba, São Brás do Suaçuí e Entre Rios de Minas apresentaram as preocupações e expectativas com a instalação do Distrito Industrial na região.

O investimento de US$ 1,6 bilhão da Sumitomo Metals, maior produtora de tubos sem costura do Japão, e da Vallourec & Mannesmann, líder mundial no segmento, na instalação de uma nova usina de tubos sem costura, na cidade de Jeceaba, na região metropolitana de Belo Horizonte, corre o risco de ficar mais tempo no papel. Por questões ambientais, o projeto pode ser adiado. Uma nova reunião com representantes da empresa, da cidade e de entidades de defesa do meio ambiente foi marcada para hoje.

O projeto da Sumitomo Metals e da Vallourec & Mannesmann é ambicioso. Com a usina, as empresas esperam fabricar anualmente 600 mil toneladas de tubos sem costura. O início estava previsto para meados de 2010.

A nova fábrica se dedicará primordialmente à fabricação de produtos tubulares petrolíferos (internacionalmente conhecidos como OCTG, iniciais de Oil Country Tubular Goods) sem costura.

As duas companhias planejam produzir tubos com diâmetro de 168,3 a 406,4 milímetros e contarão com instalações de tratamento térmico e linhas de rosqueamento.

Fonte: DCI