MENU

PSA: Carros movidos a gasolina-eletricidade para Brasil e China

Conglomerado francês busca expandir atuação fora do mercado europeu. Peugeot 3008 HYbrid 4 será o primeiro híbrido do grupo PSA na Europa

Publicado: 18 Junho, 2010 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Para tentar se adaptar a países como o Brasil, onde o diesel só pode ser usado por veículos com tração reduzida ou aplicações comerciais, o diretor do grupo PSA para veículos elétricos, Ayoul Grouvel, revelou que a companhia trabalhará em híbridos gasolina-eletricidade especificamente desenvolvidos para locais como China, Turquia, Israel, além, é claro, do nosso país.

"Nossas subsidiárias na Austrália, Brasil, China, Israel e Turquia estão nos pedindo para desenvolver híbridos a gasolina", informou Grouvel em entrevista ao Automotive News Europe no começo deste mês. Fica claro, também, que a PSA pretende reduzir sua dependência com o mercado europeu. Na China, a empresa responsável pelas marcas Peugeot e Citroën, se esforçará para atingir 8% do mercado em 2015 ou 2016, aumento considerável em relação aos 3,4% obtidos no ano passado.

O primeiro híbrido diesel-eletricidade do grupo será o Peugeot 3008 HYbrid 4, com lançamento na Europa previsto para março de 2011. Com um motor 2.0 diesel de 163 cv para deslocar o eixo dianteiro, a minivan recebe o acréscimo de 37 cv de um motor elétrico instalado no eixo traseiro, o qual compõe o sistema HYbrid 4. Com isso, o 3008 híbrido emite 99 g/CO2 por quilômetro. Para 2020, a PSA estima que os híbridos diesel-eletricidade e gasolina-eletricidade responderão por 10% do volume de carros novos de passeio vendidos na Europa.

Fonte: Correio Press