MENU

PSA Peugeot Citroën cortará 6 mil empregos na Europa em 2012

Publicado: 26 Outubro, 2011 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A PSA Peugeot Citroën anunciou nesta quarta-feira que planeja demitir 6 mil funcionários no ano que vem na Europa, 5 mil administrativos e 1 mil nas linhas de produção, dentro de um programa econômico para enfrentar a deterioração das contas no terceiro trimestre e o contexto do mercado europeu.

A direção da empresa apresentou ao comitê europeu da companhia, reunido nesta quarta-feira em Paris, o programa de ajuste de 800 milhões de euros em 2012, dos quais 400 milhões sairão da redução de funcionários.

Em comunicado, a montadora detalhou que planeja cortar 2,5 mil cargos administrativos na Europa, aos quais substituiria por interinos e colaboradores externos na mesma atividade.

Soma-se a isso a eliminação de mil postos relacionados à produção de veículos.

PSA deve apresentar em breve como a redução vai afetar os funcionários de cada país e enfatizou que "as medidas pretendem simplificar as estruturas do grupo e ajustar os projetos, em particular no comércio, marketing, informática, pesquisa e desenvolvimento".

As mudanças buscam ainda "lucrar da relação com os provedores estratégicos". Cada país aplicará "medidas de acompanhamento" sobre a base do acordo assinado com os sindicatos em março de 2010 e que contemplava "reconversões externas e internas".

Sua intenção é, "como sempre, encontrar uma solução para cada trabalhador, com um enfoque responsável e conforme seus valores".

Na prática, não serão contratados novos empregados para substituir os que se aposentam, e quando terminarem os 2,5 mil contratos de prestação de serviços externos, estes serão em parte substituídos por trabalhadores da empresa.

EXPECTATIVAS

Tendo em vista a diminuição do volume de negócios no terceiro trimestre, com a queda de receita de sua divisão automobilística nesse período, a PSA revisou suas expectativas e agora espera que o resultado da divisão em 2011 seja equilibrado.

O número de negócios nos nove primeiros meses do ano foi de 44,585 bilhões de euros, um aumento de 7,7% em relação ao mesmo período de 2010.

Mas só foi levado em conta o terceiro trimestre, quando a alta se limitou a 3,5% com 13,450 bilhões de euros, explicou PSA em comunicado.

As vendas de carros nesse terceiro trimestre diminuíram 2,5% até final de setembro, com 788 mil unidades devido ao retrocesso na Europa que só foi parcialmente compensado com o crescimento fora do Velho Continente.

Fonte: Folha