MENU

PSA registra recorde global de vendas em 2010

Publicado: 17 Janeiro, 2011 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A PSA Peugeot Citroën fechou o ano passado com 3,6 milhões de unidades vendidas, crescimento de 13% sobre o resultado de 2009 e recorde na história do Grupo. A progressão foi maior nos mercados de fora da Europa, que representaram 39% das vendas ante 34% no ano anterior. E mesmo com um recuo de 0,9% nas vendas à Europa a PSA ganhou participação no continente europeu: as 2,2 milhões de unidades representaram 14,2% do mercado, ganho de 0,4 ponto porcentual sobre 2009.

As vendas dos modelos Peugeot foram as maiores da história, com 2,1 milhão de unidades, avanço de 16,3%. Na Europa a marca registrou crescimento pelo terceiro ano consecutivo, com vendas 3,3% superiores e elevação de 0,3 ponto porcentual de participação, que chegou a 7,6%. Pela primeira vez na história a marca do leão foi a quarta colocada no ranking de vendas do continente.

Recorde também nas vendas Citroën, que chegaram a 1,5 milhão de unidades. A China já é o segundo maior mercado para a marca, responsável por 16% das vendas globais. Os chineses consumiram 224 mil veículos da marca, crescimento de 30%. Na Europa a marca do duplo chevron ganhou uma posição no ranking e fechou o ano em sexto, com 6,6% de participação.

No Brasil o resultado foi positivo para as duas marcas: a Citroën cresceu 20%, para 84,1 mil unidades, e ganhou 0,1 ponto porcentual de participação – chegou a 2,5%. A Peugeot vendeu 90,3 mil unidades, alta de 10,4%, e fechou com 2,7% de market share.

Perspectivas. A montadora projeta comercializar fora da Europa metade dos veículos que fabricar neste ano, apoiada no desenvolvimento dos mercados chinês, onde as vendas deverão crescer na casa dos dois dígitos, russo, onde há incentivo para troca de automóveis, e latinoamericano, onde o crescimento, embora ainda robusto, deverá ser tanto mais moderado. Para a Europa a PSA Peugeot Citroën espera vendas estáveis.

Fonte: Autodata