MENU

Recontagem confirma vitória de Moreno nas eleições presidenciais do Equador

Publicado: 19 Abril, 2017 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Agência EFE
- -
Moreno foi eleito primeiro presidente cadeirante do Equador

O pleno do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) do Equador confirmou nessa terça-feira (18) que Lenín Moreno, do movimento oficialista Alianza Pais (AP, esquerda), venceu as eleições presidenciais, após uma recontagem parcial de votos do segundo turno. A informação é da Agência EFE.

Lenín Moreno é o primeiro presidente cadeirante da América do Sul. Em 1998, Moreno, cujo primeiro nome foi uma homenagem do pai ao icônico líder russo, Vladimir Lenin, levou um tiro nas costas durante um assalto. Perdeu a mobilidade das pernas e se tornou em um ativista de direitos de pessoas com deficiência, criando uma fundação beneficente, publicando livros e realizando palestras sobre o assunto. Ele é, de acordo com vários meios de comunicação, o único chefe de Estado cadeirante no mundo atualmente.

"Declaramos eleito no segundo turno das eleições gerais de 2017 a chapa presidencial Lenín Moreno Garcés-Jorge Glas Espinel, do AP", diz a resolução do CNE, lida pelo seu secretário, Fausto Holguín.

A recontagem parcial de votos foi solicitada pelo partido de oposição Creando Oportunidades (Creo, centro-direita), do candidato Guillermo Lasso, que disputou o segundo turno com Moreno e alegou supostas irregularidades em 3.865 urnas, do total de aproximadamente 41 mil, que deram vitória a Moreno, com 51,16% dos votos.

Esse percentual representa 5.062.018 votos, contra 48,84% do opositor Lasso, que teve 4.833.389 votos, explicou Holguín, no Coliseu Rumiñahui, em Quito, onde foi feita a recontagem.

Ele informou também que entre os 10.636.008 cidadãos que votaram, 69.436 foram em branco e 670.731, nulos.

(Fonte: Agência Brasil)