MENU

Rede Sindical da Gerdau reafirma defesa de reajuste em vez de abono salarial

Publicado: 02 Maio, 2016 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
EncontroEncontro
Encontro aconteceu na colônia de férias dos metalúrgicos de Guarulhos

Em encontro encerrado na última sexta-feira (29), a Rede Sindical de Trabalhadores na Gerdau reafirmou a posição já adotada pelos sindicatos de metalúrgicos da CUT, de rechaçar a postura da empresa em querer trocar o reajuste salarial por abono.

A atividade, iniciada no dia 28 em Vargem (interior de SP), contou com a participação de representantes de 14 plantas da Gerdau, que ficam nas bases sindicais da CUT, Força Sindical e CTB nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia, Paraná, Ceará, Pernambuco e Espírito Santo.

Ao longo dos dois dias, os trabalhadores trocaram informações sobre a situação e as condições de trabalho em cada planta. E constataram que, embora haja diferenças, a estratégia da Gerdau no que se refere à remuneração é a mesma. Para eles, abono em vez de reajuste é prejudicial em todos os sentidos, uma vez que não é computado para fins de 13º salário, depósito do FGTS e Previdência Social.

Os metalúrgicos cutistas já vinham rejeitando essa proposta nas campanhas salariais e fizeram mobilizações conjuntas para reafirmar a posição em defesa do reajuste, enfrentando ameaças e tentativa de coação por parte da empresa (leia aqui e aqui). Além disso, a empresa também sofreu derrotas na Justiça no que se refere a questões trabalhistas (confira aqui).

O presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), Paulo Cayres, participou da abertura do encontro, destacando o papel das redes sindicais na organização dos trabalhadores e na busca por igualdade de direitos nas plantas de uma mesma empresa.

(Fonte: Assessoria de Imprensa da CNM/CUT)