QUA, 29 de mar / 2017

Rede Sindical de trabalhadores na Thyssenkrupp realiza encontro na CNM/CUT

Crédito: CNM/CUT
-
Encontro aconteceu na sede da CNM/CUT, em São Bernardo do Campo

Foi realizado nos dias 28 e 29 de março o Encontro da Rede Nacional dos Trabalhadores na Thyssenkrupp. O encontro aconteceu na sede da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), em São Bernardo do Campo (SP). A atividade tem o objetivo de promover a troca de ideias entre os representantes sindicais que atuam na multinacional e fortalecer a organização no local de trabalho.

O encontro contou com várias lideranças sindicais ligadas a CNM-CUT e a Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM-Força Sindical) e sindicatos que têm em sua base unidades da empresa.

Durante os dois dias da atividade, os trabalhadores reforçaram a pauta atual de reivindicações, como o plano de cargos e salários, saúde do trabalhador, cumprimento do Acordo Marco Global (AMG) e a construção do contrato coletivo nacional de trabalho. 

De acordo o coordenador da Rede, André Santana, o encontro é itinerante para conhecer a realidade dos trabalhadores em cada região que a empresa tem planta. “Temos plantas no Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Minas Gerais. É muito importante essa deslocação para entendermos melhor o dia a dia do funcionário e mostrar como funciona o trabalho da Rede”, afirmou. 

Santana também destaca a importância do trabalho de rede na construção do acordo nacional de trabalho com a ThyssenKrupp Elevadores. "O acordo estabelece critérios únicos para o pagamento da Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR) aos dois mil metalúrgicos da base de 27 sindicatos da CUT em nove estados brasileiros. Era uma antiga reivindicação da rede e agora a ideia é que seja construído o acordo com direitos de benefícios para todos os trabalhadores", disse.

Crédito: CNM/CUT
-
Rede de trabalhadores na Thyssen

Acordo Marco Global
No encontro da Rede, também foi discutido o Acordo Marco Global (AMG) que a ThyssenKrupp assinou com a IndustriALL Global Union (federaçãol internacional que congrega trabalhadores metalúrgicos, químicos e têxteis de todo o mundo).  O Acordo, assinado em março de 2015, destina-se a proteger e promover os direitos de 150 mil trabalhadores na Thyssen em todas as unidades.

Pelo acordo, a empresa compromete-se a cumprir os princípios da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e outros padrões internacionais em suas filiais espalhadas em 80 países.

No AMG assinado, a ThyssenKrupp compromete-se a respeitar os seguintes princípios:

• A igualdade de oportunidades e de tratamento;
• A jornada máxima de trabalho está em conformidade com as diretrizes da legislação pertinente, de convenções coletivas, ou qualquer outro acordo foi estabelecido no país;
• Todos os empregados têm direito de receber uma remuneração justa;
• A saúde e segurança dos funcionários é uma questão fundamental, que determina que a ThyssenKrupp cumpra as leis locais a respeito de um ambiente de trabalho seguro e higiênico;
• Todos os funcionários têm o direito de formar sindicatos e entidades representativas de trabalhadores e participar na negociação coletiva;
• Fica proibido o trabalho infantil;

(Fonte: Assessoria de imprensa da CNM/CUT)

Com a Palavra

TER, 07 de jul / 2020

O resgate do setor de ferramentaria

Por José Roberto Nogueira da Silva, o Bigodinho Coordenador do Segmento Automotivo da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT)

Entidades e Empresas

Entidades

Notícias sobre entidades filiadas e parceiras da CNM/CUT:

Empresas

Informações sobre as empresas em que a CNM/CUT constrói uma organização nacional dos trabalhadores:

CNM/CUT por e-mail

Receba informações da CNM/CUT diretamente em seu e-mail:

Enviando...
Email cadastrado com sucesso!

Redes e blogs

Cálculos

Calcule reajustes salariais e o tempo que falta para sua aposentadoria:

Publicações

Nota Técnica 238 - reconversão industrial diante da pandemia da Covid-19

Nota Técnica 238 - reconversão industrial diante da pandemia da Covid-19 - Edição Nº
14 de mai / 2020

CNM/CUT - Confederação Nacional dos Metalúrgicos
Av. Antártico, 480 - Jardim do Mar - CEP: 09726-150 - São Bernardo do Campo - SP (55) 11 4122-7700 cnmcut@cnmcut.org.br
Av. Antártico, 480 - Jardim do Mar - CEP: 09726-150 - São Bernardo do Campo - SP

Saiba como chegar a CNM/CUT


(55) 11 4122-7700