MENU

Rede Sindical de trabalhadores na Thyssenkrupp realiza encontro na CNM/CUT

Publicado: 29 Março, 2017 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: CNM/CUT
--
Encontro aconteceu na sede da CNM/CUT, em São Bernardo do Campo

Foi realizado nos dias 28 e 29 de março o Encontro da Rede Nacional dos Trabalhadores na Thyssenkrupp. O encontro aconteceu na sede da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), em São Bernardo do Campo (SP). A atividade tem o objetivo de promover a troca de ideias entre os representantes sindicais que atuam na multinacional e fortalecer a organização no local de trabalho.

O encontro contou com várias lideranças sindicais ligadas a CNM-CUT e a Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM-Força Sindical) e sindicatos que têm em sua base unidades da empresa.

Durante os dois dias da atividade, os trabalhadores reforçaram a pauta atual de reivindicações, como o plano de cargos e salários, saúde do trabalhador, cumprimento do Acordo Marco Global (AMG) e a construção do contrato coletivo nacional de trabalho. 

De acordo o coordenador da Rede, André Santana, o encontro é itinerante para conhecer a realidade dos trabalhadores em cada região que a empresa tem planta. “Temos plantas no Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Minas Gerais. É muito importante essa deslocação para entendermos melhor o dia a dia do funcionário e mostrar como funciona o trabalho da Rede”, afirmou. 

Santana também destaca a importância do trabalho de rede na construção do acordo nacional de trabalho com a ThyssenKrupp Elevadores. "O acordo estabelece critérios únicos para o pagamento da Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR) aos dois mil metalúrgicos da base de 27 sindicatos da CUT em nove estados brasileiros. Era uma antiga reivindicação da rede e agora a ideia é que seja construído o acordo com direitos de benefícios para todos os trabalhadores", disse.

Crédito: CNM/CUT
- -
Rede de trabalhadores na Thyssen

Acordo Marco Global
No encontro da Rede, também foi discutido o Acordo Marco Global (AMG) que a ThyssenKrupp assinou com a IndustriALL Global Union (federaçãol internacional que congrega trabalhadores metalúrgicos, químicos e têxteis de todo o mundo).  O Acordo, assinado em março de 2015, destina-se a proteger e promover os direitos de 150 mil trabalhadores na Thyssen em todas as unidades.

Pelo acordo, a empresa compromete-se a cumprir os princípios da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e outros padrões internacionais em suas filiais espalhadas em 80 países.

No AMG assinado, a ThyssenKrupp compromete-se a respeitar os seguintes princípios:

• A igualdade de oportunidades e de tratamento;
• A jornada máxima de trabalho está em conformidade com as diretrizes da legislação pertinente, de convenções coletivas, ou qualquer outro acordo foi estabelecido no país;
• Todos os empregados têm direito de receber uma remuneração justa;
• A saúde e segurança dos funcionários é uma questão fundamental, que determina que a ThyssenKrupp cumpra as leis locais a respeito de um ambiente de trabalho seguro e higiênico;
• Todos os funcionários têm o direito de formar sindicatos e entidades representativas de trabalhadores e participar na negociação coletiva;
• Fica proibido o trabalho infantil;

(Fonte: Assessoria de imprensa da CNM/CUT)