MENU

Em Sorocaba (SP), trabalhadores fazem 7º Encontro da Rede Sindical da ZF

Publicado: 07 Agosto, 2014 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Foguinho
Representantes dos metalúrgicos de seis unidades da ZFRepresentantes dos metalúrgicos de seis unidades da ZF
Representantes dos metalúrgicos de seis unidades da ZF debatem ações conjuntas

Metalúrgicos em unidades da ZF de quatro cidades brasileiras - Sorocaba, Araraquara, São Bernardo do Campo (as três de SP) e Belo Horizonte (MG) - reuniram-se em Sorocaba nesta quinta-feira (7), no 7º Encontro Nacional da Rede Sindical de Trabalhadores na ZF. O evento, que termina nesta sexta-feira (8) e é organizado pela Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), está debatendo os problemas vividos pelos trabalhadores na empresa e vai definir propostas de atuação conjunta.

O evento contou também com a participação de sindicalistas da CNM/CUT, do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e de economistas do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos ( Dieese). Integrantes da direção executiva do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba também participaram da reunião para demonstrar apoio às atividades da rede de trabalhadores.

A Rede Nacional faz parte da Rede Internacional dos Metalúrgicos no grupo ZF. No Brasil, o coordenador da Rede é Clériston Albino, o Pereira, membro do Comitê Sindical na ZF do Brasil/Sorocaba.

Pauta do Encontro
No primeiro dia da atividade em Sorocaba, os participantes discutiram temas estratégicos para avançar nas reivindicações e demandas dos trabalhadores, como investimentos da empresa em cada planta, pautas sindicais de cada região, participação dos trabalhadores nas assembleias e desempenho global do grupo ZF.

Para amanhã, estão previstos debates sobre redução da jornada de trabalho para 40 horas; acordo marco internacional de direitos dos trabalhadores, que deve ser respeitado por todas as unidades da ZF no mundo; Vale-Cultura; valorização da rede de trabalhadores da ZF e a conjuntura social, política e econômica do Brasil.

Segundo Clériston Albino, desse encontro vão sair propostas para enfrentar desafios dos trabalhadores no grupo ZF. "Temos que nos unir para lutar contra os problemas enfrentados pelos trabalhadores", disse Albino. Ele também comentou que as propostas desse encontro serão colocadas em pauta na Alemanha, em um seminário que acontece no próximo dia 22 de setembro.

De acordo com João Cayres, secretário-geral e de Relações Internacionais da CNM/CUT, o encontro vai fortalecer e qualificar os dirigentes sobre temas que estão vindos à tona nas unidades da ZF. "Nós, enquanto dirigentes sindicais, temos que ampliar o diálogo desses temas e trabalhar junto com os metalúrgicos no chão da fábrica, para que os problemas sejam solucionados", disse.

O coordenador do Comitê Sindical de Empresa (CSE) no Grupo ZF/Sorocaba, Roberto Carlos Reis salientou que outro ponto importante do encontro será criar estratégias para combater medidas arbitrárias da empresa que prejudiquem o trabalhador.

(Fonte: Assessoria de imprensa - Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba)