MENU

Redes sociais: robôs geram 60% dos acessos virtuais no Brasil

Publicado: 11 Dezembro, 2017 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Os robôs estão em todos os lugares da rede, organizando informações para serem usadas por buscadores, enviando conteúdo para outros aplicativos, mandando mensagens de propaganda indesejadas, roubando informações e atacando empresas.

Segundo pesquisa da Abrahosting (associação que reúne empresas de infraestrutura e hospedagem na internet), esses robôs geram 60% dos acessos na internet.

A maioria das ações de robôs no Brasil é maligna, incluindo a disseminação de spam ou a tentativa de inflar medições de audiência em sites.

O domínio dos robôs também é verificado internacionalmente. Pesquisa americana Imperva, feita em 2016, aponta que eles respondem por 51% do tráfego na rede.

O maior grupo identificado é dos chamados "imitadores", que se disfarçam de visitantes comuns para driblar a segurança de sites. Eles podem ser usados, por exemplo, para derrubar um serviço por sobrecarga, com milhares de acessos por segundo.

"Redes com esses robôs podem parar instituições financeiras, hospitais, governos ou um país", afirma Bruno Prado, presidente da empresa de segurança digital UPX.

(Fonte: Folha de S. Paulo)