MENU

Reino Unido dá início a processo de divórcio da União Europeia

Publicado: 29 Março, 2017 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

O Reino Unido deu início ao processo de deixar a União Europeia (UE), avisou nesta quarta­feira a premiê britânica, Theresa May, em discurso na Câmara dos Comuns. A declaração foi dada após a carta acionando o artigo 50 do Tratado de Lisboa, que rege a UE e diz respeito à separação do bloco, ser entregue pelo embaixador britânico ante a UE, Tim Barrow, ao presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk. "Este é um momento histórico sem volta", afirmou a premiê. "Hoje o governo atua pela vontade democrática dos cidadãos britânicos." 

Em uma mensagem pelo Twitter, Tusk disse que, depois de nove meses, o Reino Unido entregou sua carta. Com isso, o Reino Unido abre formalmente dois anos de negociações para sua retirada do bloco europeu após a decisão tomada em plebiscito em 23 de junho de 2016.

Assim, Reino Unido e UE vão agora tratar de desenlaçar uma série de leis, regulações e acordos forjados durante mais de quatro décadas, desde que Londres se uniu ao que era então a Comunidade Econômica Europeia em 1973.

O governo britânico disse que não vai abandonar seus vizinhos e quer manter uma relação cordial. Segundo Theresa May, o Reino Unido será "mais forte, mais justo, mais unido e mais aberto" e vai busca "uma nova, profunda e especial relação com a União Europeia"

(Fonte: Valor Econômico)