MENU

Relação entre sindicatos e governos é debatida em intercâmbio na China

Publicado: 10 Dezembro, 2014 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
Delegação brasileiraDelegação brasileira
Delegação da CUT, a partir da esq.: Maria Faria, Claudir, José Rodrigues, Paulo Cayres e Márcia

Com painéis sobre a pauta de reivindicações dos trabalhadores para os governos, teve início nesta quarta-feira (10) o Seminário China-Brasil sobre o Trabalho Sindical, que programa de intercâmbio entre sindicalistas dos dois países, em Pequim, capital da nação asiática. A delegação brasileira tem representantes da CUT e de outras cinco centrais sindicais.

O objetivo do intercâmbio é buscar consolidar uma aliança entre as centrais sindicais brasileiras e a chinesa ACFTU (All-China Federation of Trade Union), para a defesa dos direitos dos trabalhadores dos dois países.

Crédito: Divulgação
Seminário teve início nesta quarta-feiraSeminário teve início nesta quarta-feira
Os dirigentes cutistas no seminário que teve início nesta quarta-feira

A CUT está representada por cinco sindicalistas: a secretária geral adjunta, Maria Aparecida Faria, os presidentes das CUTs Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte, Claudir Nespolo e José Rodrigues Sobrinho, o presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), Paulo Cayres, e a secretária de Comunicação da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Vestuário (CNTV/CUT), Márcia Gonçalves Viana.

O presidente da CNM/CUT informou que, a partir das intervenções dos dirigentes brasileiros e chineses, constatou-se que há muitas demandas comuns, o que permite uma atuação conjunta das centrais sindicais dos dois países. Outros temas abordados no primeiro dia do seminário foram as transformações sociais e as conjunturas nos dois países.

Ainda segundo Paulo Cayres, um dos pontos importantes abordados nos debates desta quarta foi a criação do BRICS Sindical, aliança do movimento sindical dos países que forma este bloco econômico: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A mesa que conduziu o debate sobre esse tema teve a participação de Claudir Nespolo (foto abaixo).

Crédito: Divulgação
--
 

Após mais um dia de seminário, nesta quinta-feira (11), o programa de intercâmbio na China seguirá até o dia 18.

(Fonte: Assessoria de Imprensa da CNM/CUT)
 

CUT