MENU

Renault Twizy começa a ser montado no Brasil

Publicado: 10 Novembro, 2014 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A Itaipu Binacional iniciou a montagem da primeira de 32 unidades do Renault Twizy em Foz do Iguaçu (PR). O projeto é fruto de acordo de cooperação tecnológica entre a empresa e a montadora, que pretende estudar as possibilidades de nacionalização do modelo elétrico. O veículo vai atuar no sistema de mobilidade inteligente da hidrelétrica, como solução logística inovadora.

A ideia é procurar fornecedores de autopeças para o modelo no mercado local. A expectativa da Itaipu é encontrar ao menos 60% dos fabricantes dos componentes e alcançar índice elevado de nacionalização, “o que faz com que o preço do carro caia muito, além de gerar emprego e renda no Brasil”, explicou Celso Novais, chefe da assessoria de mobilidade sustentável de Itaipu, em comunicado.

A atividade mobiliza engenheiros e técnicos da matriz da Renault, na França, da fábrica do Twizy em Valladolid, Espanha, da planta da Renault em São José dos Pinhais (PR), do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e da própria estatal binacional. É a primeira vez que um veículo da marca é montado fora de um complexo industrial da companhia francesa. Esse aspecto “demonstra a importância que essa parceria tem para a Renault”, destaca o presidente da organização no Brasil, Olivier Murguet.

(Fonte: Automotive Business)