MENU

Representantes da Associação Brasileira de Emprego Apoiado visitam CNM/CUT

Publicado: 19 Julho, 2016 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: CNM/CUT
- -
Cayres (centro) recebeu integrantes da ABEA nesta terça-feira  

Na manhã desta terça-feira (18), representantes da Associação Brasileira de Emprego Apoiado (ABEA) visitaram a sede da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), em São Bernardo do Campo (SP).

O presidente da CNM/CUT, Paulo Cayres, recebeu o vice-presidente da ABEA e coordenador da Comissão de Pessoas com Deficiência dos Metalúrgicos do ABC, Sebastião Esmael de Sousa (Cabelo), Ginez Garcia, representante da ABEA, o presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), Flávio Henrique de Souza, e Francisco Valdemir da Silva, da Comissão de Pessoas com Deficiência dos Metalúrgicos do ABC.

De acordo com Garcia, a ABEA tem o objetivo de implementar metodologias e políticas públicas específicas para contratação de pessoas portadoras de deficiência no mercado de trabalho. “A Associação faz a formação e treinamento dentro do posto de trabalho. No emprego apoiado, o processo é inverso da forma de colocação convencional. Primeiramente se realiza a inserção da pessoa no posto de trabalho para depois o trabalhador ter o conhecimento prático”, afirmou.

A Associação foi fundada em abril de 2015 e já conta com parceiros do movimento sindical, como os Sindicatos dos Metalúrgicos do ABC e de Sorocaba. Para Flávio, a categoria é historicamente importante para as conquistas dos trabalhadores na sociedade. “Os metalúrgicos sabem que a diversidade humana no ambiente de trabalho é essencial para transformar a realidade dessas pessoas. E isso dialoga diretamente com os objetivos da ABAE, que é inserir os trabalhadores com deficiência nas empresas”, contou.

“Queremos unir estes trabalhadores em uma luta comum, independente de ramo e central sindical. Por isso, a ideia é que a parceria se estenda para todos”, convidou o vice-presidente da ABEA.

(Fonte: Assessoria de Imprensa da CNM/CUT)