MENU

Ricardo Zarattini foi 'exemplo de força', afirma Lula

Publicado: 16 Outubro, 2017 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

“Ricardo Zarattini foi um amigo, um companheiro e um exemplo de força e perseverança em uma vida dedicada às causas sociais e à luta por um Brasil mais justo e solidário”, afirmou no início da noite deste domingo (15), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao receber a notícia da morte do ex-militante político do PT e ex-deputado federal.

Filho do ex-militante progressista, o deputado Carlos Zarattini escreveu em texto de homenagem em sua página no Facebook que o pai “entendia profundamente a gravidade do momento do alto da experiência de quase 70 anos de militância pela soberania nacional, participou ativamente como dirigente estudantil da Campanha 'O Petróleo é Nosso', militou por um país mais justo e pela democracia. Preso pela ditadura militar foi banido e viveu em Cuba. De volta ao Brasil, se envolveu na luta pela reconquista da democracia e pela anistia. Foi dirigente do Partido Comunista Brasileiro e do MR-8, na década de 80 filia-se ao PT”.

Ricardo Zarattini foi um dos 15 presos políticos que em 1969 foram trocados pela libertação do embaixador norte-americano Charles Elbrick. Zarattini tinha 82 anos e estava internado há 10 dias no Hospital Sírio-Libanês, informou a Folha de S.Paulo. Ele sofria de câncer na medula óssea.

“Foi deputado federal durante o primeiro governo Lula. Deixa os filhos, Carlos Alberto Zarattini, deputado federal pelo PT, e Mônica Zarattini, fotógrafa, além de três netas e uma legião enorme de companheiros e companheiras que compartilharam de seus ensinamentos, de sua experiência e de sua eterna juventude para com energia lutar por um Brasil soberano e justo para a maioria do seu povo", disse o vereador de São Paulo Antonio Donato.

(Fonte: Rede Brasil Atual)