MENU

Rio Grande (RS): ato reivindica retomada dos investimentos no setor naval

Manifestação no dia 23 foi organizada pelos metalúrgicos da CUT, que também defenderam a geração de empregos no segmento, a Petrobras e o atual modelo de partilha do Pré-Sal.

Publicado: 26 Outubro, 2015 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
--
Manifestação aconteceu no final da tarde e reivindicou retomada dos investimentos no setor

Metalúrgicos e trabalhadores de diversas categoria se reuniram no final da tarde de sexta-feira (23), em Rio Grande (RS), em ato público em defesa do polo naval. A manifestação foi organizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos da cidade, pela Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT e pela Federação Estadual dos Metalúrgicos, com apoio da CUT/RS. Representantes de outras centrais sindicais e dos movimentos sociais também estiveram presentes.

Durante o ato, as lideranças sindicais reafirmaram a necessidade de defender a Petrobras, mas também a indústria naval brasileira, que vive um período de crise em função da interrupção dos projetos - consequência direta da Operação Lava Jato - e que tem causado demissão em massa dos metalúrgicos do segmento.

O secretário geral em exercício da CNM/CUT, Loricardo de Oliveira, representou a entidade na manifestação e destacou a necessidade da retomada dos investimentos no setor, com o desbloqueio das licitações da Petrobras. Com isso, segundo ele, os postos de trabalho seriam reabertos não apenas no polo de Rio Grande, mas também em Niterói (RJ) e em Pernambuco, entre outros locais. 

Segundo os sindicalistas, ao garantir a produção para as empresas nacionais, de imediato cinco mil empregos seriam gerados. Ainda durante o ato, os oradores defenderam o atual modelo de partilha do Pré-Sal, que garante recursos dos royalties para a educação e a saúde pública. 

Além de Loricardo, representaram os metalúrgicos da CUT os presidentes do Sindicato de Rio Grande, Benito Gonçalves, e da Federação, Jairo Carneiro. O presidente da CUT/RS, Claudir Nespolo (também metalúrgico), representou a central sindical na manifestação.

(Fonte: Assessoria de Imprensa da CNM/CUT)