MENU

Rondônia: Alstom terá fábrica na região do Rio Madeira

Publicado: 31 Janeiro, 2008 - 08h00

Escrito por: CNM CUT

A Alstom, gigante francesa de engenharia, especializada em infra-estrutura de transportes e energia, vai construir uma nova fábrica no Brasil. Em breve visita ao País, o presidente mundial da área de energia, Philippe Joubert, afirmou que a unidade será instalada na região de Porto Velho, em Rondônia, e vai atender à demanda de equipamentos das hidrelétricas do Rio Madeira.

A Alstom está associada ao consórcio vencedor de Santo Antônio, liderado por Furnas e Odebrecht. Ela também será fornecedora da segunda usina (Jirau) do Madeira, cuja licitação deve ocorrer em maio, se o consórcio sair vencedor novamente. Só a hidrelétrica de Santo Antônio (3.150 megawatts) vai exigir 44 turbinas do tipo bulbo. Para Jirau (3.300 MW), serão outras 44 turbinas.

Ele destacou que, além dessas hidrelétricas, posteriormente a fábrica de Rondônia poderá atender outros projetos na região. Trata-se de um mercado imenso de usinas. Quase todos os maiores projetos serão instalados no Norte, como é o caso de Belo Monte?, diz ele.

Fonte: Agência Estado