MENU

Rússia poderá aumentar participação na EADS, segundo Airbus

Publicado: 21 Maio, 2007 - 08h00

Escrito por: CNM CUT

Moscou poderá aumentar a sua participação no capital do grupo europeu de aeronáutica EADS e abrir o capital da russa UAC aos parceiros europeus, caso cheguem a acordo na produção conjunta de aviões Airbus, declarou hoje um responsável russo.

'Poderemos falar de aumento da participação [actualmente de 5%] na EADS apenas se a UAC chegar a acordo com a EADS para construir aviões em conjunto', disse o chefe do departamento de peritagem da presidência russa, Arkadi Dvorkovitch, citado pela agência Ria Novosti.

A venda de uma eventual parte na 'holding' pública russa UAC a parceiros europeus poderá igualmente verificar-se após a conclusão de um acordo de cooperação, acrescentou, durante a assembleia anual do BERD, o Banco Europeu para a Reconstrução e o Desenvolvimento, que hoje termina em Kazan, a sudeste de Moscou.

EADS - a casa-mãe da Airbus -  e a UAC já anunciaram em Março a intenção de cooperar no domínio das aeroestruturas [carlingas] do avião de longo-curso A350 XWB, afim de partilhar os custos de desenvolvimento, que são muito pesados.

'Visamos uma parceria com construtores internacionais, mas não temos respostas, a não ser problemas e receios', lamentou Arkadi Dvorkovitch.

Os europeus não vêem com bons olhos o reforço dos russos na EADS, uma preocupação que as autoridades russas não se cansam de tentar acalmar.

O banco público Vnechtorgbank tinha aproveitado a crise na EADS, após o anúncio em meados de Maio de 2006 de novos atrasos no programa do A380, para comprar 5% do capital da aeronáutica europeia.

O presidente do VTB, Andreï Kostine, indicara em Abril que o banco poderia, talvez vender a sua quota de 5%.

Fonte: Diário Econômico