MENU

São Carlos (SP): metalúrgicos reúnem mais de 5 mil em ato contra Reforma da Previdência

Publicado: 21 Março, 2017 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Erika Cristina
- -
 Cerca de 5 mil metalúrgicos foram às ruas para protestar contra a Reforma da Previdência

Um grande ato Contra a Reforma da Previdência foi realizado neste sábado (18), em São Carlos, no qual reuniu mais de 5 mil pessoas que  tomaram as ruas exibindo faixas, cartazes,  bandeiras, apitos e dialogando com a sociedade. A manifestação foi organizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos, e teve participação da sociedade  civil,  diversos sindicatos da cidade e região, movimentos sociais, entidades religiosas e autoridades.

Com concentração na Praça Itália, a caminhada desceu pela Avenida São Carlos, até o Mercado Municipal, ganhando o apoio da população, do comércio, por onde passava. Ao longo do ato, dirigentes de várias entidades sindicais, autoridades se revezaram no caminhão de som para enfatizar as lutas de suas categorias.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos, Erick Silva, ressaltou a importância  da luta contra a reforma da previdência. “Fiquei muito feliz com o ato, demos o nosso recado, que não queremos a Reforma da Previdência. Hoje foi o dia da classe trabalhadora sair às ruas, para combater de forma unitária esse projeto que é um desmonte aos nossos direitos. Parabéns a  todos trabalhadores presentes e vamos à luta!”, declarou. 

Dentre os principais pontos das reformas propostas, a da Previdência estabelece idade mínima de 65 anos para a aposentadoria e tempo mínimo de contribuição de 25 anos, para conseguir o benefício integral será preciso ficar no mercado por 49 anos; praticamente acaba com a aposentadoria especial para quem exerce atividades insalubres ou perigosas; vai deixar as pensões com valores inferiores ao salário mínimo. Já a reforma trabalhista mexe na jornada de trabalho, muda os contratos de trabalho, generaliza a terceirização, defende o negociado sobre o legislado.

O Procurador do Ministério Público Federal do Trabalho em Araraquara, Dr. Rafael de Araújo Gomes esteve presente no ato e declarou a preocupação do MP diante das Reformas Trabalhista e da Previdência. “Estamos preocupados com o pacote de maldades contra o povo brasileiro. Desta forma, querem tirar dos mais pobres e entregar para os mais ricos. O projeto de terceirização é outro desmonte,  permite que todos os trabalhadores sejam terceirizados, é precarização.  Precisamos lutar contra essas reformas, pela manutenção da democracia neste país”, explicou o Dr. Rafael de Araújo Gomes

Para o vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos, Vanderlei Strano,  os trabalhadores  precisam estar mobilizados. “Neste momento, precisamos  que todos os trabalhadores tenham consciência do ataque  que vem sofrendo com a Reforma da Previdência e a Reforma Trabalhista, pois essa luta é coletiva,  e é mais uma etapa do golpe contra o povo. A nossa categoria se fez presente neste ato, diversas empresas da base, na Tecumseh, por exemplo, foi aprovado paralisação,  e hoje trabalhadores na Tecumseh estão em massa presentes aqui, é muito gratificante ver essa unidade. Não podemos permitir  que mexam em nossos direitos”, salientou Vanderlei Strano.

A Federação dos Metalúrgicos da CUT de São Paulo (FEM-CUT/SP),  esteve  representada  pelo presidente, Luiz Carlos Dias, o Luizão,  que destacou a luta dos trabalhadores. “Estamos nas ruas em todo Estado pra dizer que não vamos permitir Nenhum Direito a Menos. Infelizmente esse governo ilegítimo, vem  tentando fazer com que  o Brasil volte ao Regime de Escravidão, as reformas Trabalhistas e da Previdência é retirada de direitos. Essa manifestação também é contrária  ao projeto de terceirização, que o  Congresso  votará nesta terça-feira (21), precisamos nos manter unidos, pois somente com unidade e mobilização, vamos vencer esses desmontes”, finalizou Luizão.

Para o  Secretário Geral do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos,  Ronaldo Lopes, os metalúrgicos continuarão cobrando posicionamento  dos deputados mais votados na região.  “Os  deputados não terão sossego, nós metalúrgicos de São Carlos, vamos continuar cobrando do Congresso,  dos deputados da região um posicionamento sobre o projeto da reforma da Previdência.  Tentamos inúmeras vezes contato com o  Deputado Federal Lobbe Neto, que é o represente local,  e que foi convidado para o ato mas não compareceu, deixando mais uma vez o trabalhador sem resposta. Continuaremos  tentando uma agenda com o Lobbe, pois não aceitamos que ele vote contra o trabalhador”, explicou o secretário geral da entidade.

Dentre as entidades sindicais de São Carlos, somaram forças à mobilização o Sindspam, Sinthogastro, Sincomerciários, Apeoesp, além dos Sindicatos de Araraquara (Bancários, Sismar e Sindsaude). A Central Única dos Trabalhadores (CUT/SP) também esteve presente. Dos movimentos sociais participaram o  Levante Popular da Juventude  de São Carlos e Promotoras Legais Populares.  Vereadores também participaram da mobilização, além de militantes de partidos políticos. 

A campanha contra a Reforma da Previdência terá continuidade em São Carlos. Entidades que fazem parte do Comitê Contra a Reforma da Previdência estarão organizando novas ações em breve. 

(Fonte: Erika Cristina, assessoria de imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos)