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Scania desenvolve caminhão para aeroportos

Publicado: 16 Julho, 2014 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A Scania aproveita a expertise com produtos customizados para fechar novos negócios. A empresa acaba de entregar um primeiro lote de 33 caminhões de combate a incêndio aeroportuário, modelos P 440 4x4, desenvolvidos em parceria com a Lavrita Engenharia, para a Secretaria de Aviação Civil. Outros 31 deles, que ainda estão sendo montados com 85% de peças nacionais, vão ser fornecidos até o fim do ano. Mais caminhões estão sendo negociados com a Secretaria e deverão chegar ao total de 80 unidades. Cada um deles custou cerca de R$ 1,6 milhão.

Durante cerimônia de entrega do primeiro lote de caminhões, na terça-feira, 15, o ministro da aviação civil, Moreira Franco, contou que a aquisição dos veículos faz parte do programa nacional de investimento em logística, que pretende levar a aviação comercial às áreas mais isoladas do Brasil. Hoje, cerca de 170 aeroportos nacionais são homologados para voos domésticos. O plano visa homologar mais 270 deles que não operam comercialmente, o que significa modernizá-los com novos equipamentos, como a adesão de um a dois caminhões de bombeiros.

De acordo com Rogério Rezende, diretor de assuntos institucionais e governamentais da Scania Latin America, a empresa foi a escolhida porque é a única a montar atualmente no Brasil caminhão 4x4 que atende normas nacionais e internacionais de combate a incêndios em aeroportos. A empresa já produzia este tipo de caminhão na Suécia. Convencida pela Lavrita e com o aumento da demanda nacional, decidiu trazer a tecnologia para o Brasil.

“Desenvolver este caminhão com a Lavrita é motivo de orgulho para a Scania. Mundialmente oferecemos soluções de transporte completas de produtos e serviços par aplicações especiais e customizadas. Este fornecimento no Brasil reforça o nosso compromisso com o entendimento das necessidades dos clientes”, comenta Rezende.

Wilson Molina, diretor técnico da Lavrita, explica que a empresa especializada na montagem de equipamentos especiais venceu a licitação em 2009 e procurou a Scania para fabricação dos chassis e cabines e a austríaca Rosenbauer para fornecimento das bombas de água e de canhões monitores. O acordo, segundo o executivo, envolveu R$ 101,7 milhões para a fabricação inicial dos 64 caminhões.

O caminhão
Os chassis P 440 4x4 offroad entregues aos aeroportos têm 85% das peças nacionais. As bombas de água e canhões produzidos pela Rosenbauer na Áustria são os únicos itens importados. Os veículos são equipados com motor Scania de 13 litros e 440 cavalos de potência, transmissão automática da Allison com divisor eletrônico de potência, formato de joystick e tomada de força, além sistemas de freios com ABS/EBS. Com eles, é possível extinguir totalmente um incêndio mesmo em movimento. Vão de 0 a 80 km/h em menos de 35 segundos e atingem a velocidade máxima de 113 km/h com carga de até 20 mil quilos. 

(Fonte: Automotive Business)