MENU

Scania lança modelo para operações fora de estrada

Publicado: 18 Abril, 2011 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

O P340 6x4 é o mais novo caminhão da Scania para o segmento fora de estrada: mineração, construção, cana-de-açúcar e florestal. Não por acaso, a novidade foi apresentada durante a Expoforest 2011, segunda edição de mostra florestal que ocorreu em Mogi Guaçu, SP, de 13 a 15 de abril.

Com esse modelo a Scania pretende elevar sua participação no segmento dos atuais 13% para 15% a 16%. Em números consolidados de 2010, 8% das vendas da marca se destinaram ao mundo fora de estrada.

Celso Mendonça, gerente de pré-venda, justifica o esperado acréscimo: "Entramos em espaço no qual não tínhamos, antes, o produto adequado. Os clientes adaptavam caminhões menores ou maiores para certas operações. O P340 6x4 é o veículo intermediário, que une atributos de ambos e o torna ideal para determinadas aplicações".

Dependendo da operação destinada o caminhão recebe componentes específicos: para construção, por exemplo, é equipado com escape vertical, tomada de força e ejetor de partículas. Já os canavieiros e madeireiros possuem tomada de ar traseira alta, para evitar aspiração de resíduos e preservar o filtro de ar. O motor de 11 litros, 340 cavalos, é inédito para veículos off road – até então era usado somente em aplicações rodoviárias.

Segundo a Scania o lançamento vai de encontro a política de oferecer soluções customizadas para diferentes segmentos. Há cerca de um ano a montadora formalizou essa iniciativa ao dividir os departamentos para atendimento em quatro áreas: rodoviário, mineração, construção e cana e madeira. Conforme a necessidade de cada cliente, propõe soluções que englobam contrato de manutenção preventiva, atendimento da frota no local da operação, treinamento de motoristas e outros.

Armando Eliezer, gerente executivo de serviços de cana e madeira, acredita que nova forma de trabalho dá resultado: "A receptividade dos clientes é ótima. E têm a certeza de boa assistência desde os primeiros contatos".

Fonte: Autodata