MENU

Segmento de máquinas e equipamentos agrícolas

Publicado: 05 Dezembro, 2005 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Desde 1999 o segmento vem tendo um desenvolvimento surpreendente. Nesse ano (1999) o setor amargurou uma produção de pouco mais de 28 mil unidades, e agora, em 2003, a produção ficou em 62 mil unidades (45 mil vendidas no mercado interno e 15 mil no mercado externo). Esse número ainda está longe do recorde de produção da década de 70 (82 mil unidades), mas é muito melhor do que os números do setor durante a década de 90. Com o crescimento da produção observado durante esse período, cerca de 20% da frota de máquinas e equipamentos agrícolas já foi renovado.

A principal medida que vem garantindo esse bom desempenho no segmento foi o Programa Moderfrota (Modernização da Frota de Máquinas e Equipamentos Agrícolas), através do BNDES, com juros subsidiados, estimulando a demanda no setor.

Esse desempenho positivo tem levado as empresas a investirem em ampliação da capacidade produtiva, modernização da produção (por exemplo, a CNH inaugurou recentemente a nova unidade para produção de colheitadeiras em Curitiba, PR) e tem havido algum crescimento no nível de emprego. Mas como não há contrapartidas sociais acordadas o bom desempenho não tem garantido reflexos positivos para a sociedade como um todo, e principalmente para os trabalhadores, compatíveis com os ganhos das empresas para os trabalhadores.