MENU

Semana de mobilização dos metalúrgicos da CUT é encerrada com atos em plantas da Gerdau

Publicado: 13 Maio, 2016 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
Atos em Pernambuco (esq.) e PindamonhangabaAtos em Pernambuco (esq.) e Pindamonhangaba
Atos aconteceram em Pernambuco (esq.) e Pindamonhangaba...
 
Sorocaba (esq.) e Sapucaia do SulSorocaba (esq.) e Sapucaia do Sul
... Sorocaba (esq.) e Sapucaia do Sul

 

Metalúrgicos que trabalham em várias plantas da Gerdau fizeram, na manhã desta sexta-feira (13), protesto contra o corte de benefícios anunciado pela empresa e que afetará todas as unidades.

A ação foi articulada pela Rede Sindical dos Trabalhadores na Gerdau e, no caso das fábricas das bases cutistas, as manifestações desta sexta também encerraram a Semana Nacional de Mobilização dos Metalúrgicos da CUT pela pauta da categoria.
 

 
--
 

A Gerdau – que já vinha tentando impor aos trabalhadores o pagamento de abono em vez do reajuste salarial – agora anuncia corte de benefícios que já têm mais de 30 anos, como bolsa de estudos e auxílio odontológico, sem o consentimento dos funcionários. Isso desrespeita o artigo 468 da Consolidação das Leis do Trabalho (confira na imagem ao lado).

Os protestos dos metalúrgicos da CUT aconteceram em Pindamonhangaba (SP), Araçariguama (base de Sorocaba/SP), Sapucaia do Sul (RS) e Pernambuco.

Nas plantas da Gerdau nessas cidades, os atos aconteceram na entrada do primeiro turno de produção. Em todos eles, os metalúrgicos aprovaram ações dos Sindicatos para impedir o corte nos benefícios e para fazer a empresa respeitar a CLT e as convenções coletivas de trabalho. E deram aval à proposta da Rede Sindical, de negociar com a empresa pauta única nacional.

Semana Nacional de Mobilização
Nas assembleias e protestos, os metalúrgicos aprovaram ainda compromisso de se mobilizar em defesa dos direitos dos trabalhadores, agora ameaçados pelo golpe à democracia, que impôs um governo ilegítimo e comprometido com a pauta da elite para comandar o Brasil.

E apoiaram a pauta que foi apresentada à categoria na Semana de Mobilização articulada pela Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), que tem quatro reivindicações: redução da jornada de trabalho para 40 horas, sem redução de salário; mudança na tabela de imposto de renda; combate à terceirização e defesa da Previdência Social.

O protesto em Sapucaia do Sul (base de São Leopoldo) contou com a presença do secretário geral em exercício da CNM/CUT, Loricardo de Oliveira, do presidente da CUT/RS, Claudir Nespolo, e representantes dos sindicatos dos metalúrgicos de Canoas, Sapiranga e Novo Hamburgo, e de bancários de cidades próximas.

Lucro
No último dia 4, a Gerdau divulgou o relatório financeiro dos últimos três meses. A empresa obteve um lucro líquido de R$ 14 milhões e saiu do prejuízo registrado no trimestre anterior.

Comitê Mundial
Entre os próximos dias 16 e 18, acontecerá em Montevideo (Uruguai), o Encontro do Comitê Mundial dos Trabalhadores na Gerdau, que tem o objetivo de trocar experiências e organizar as lutas para o próximo período.

(Fonte: Assessoria de Imprensa da CNM/CUT, com informações dos sindicatos)